Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Prefeitura de Araguaina, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o Festival Aberto de Música de Araguaina – 2010 (FAMA), nos dias 12 e 13, nesta sexta-feira e sábado, na Praça das Bandeiras, a partir das 20 horas. O objetivo do festival é fazer um intercâmbio entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas para valorizar a produção musical e cultural de Araguaina.

Foram inscritas 45 composições, sendo que um dos critérios para participar do evento seriam originalidade e a música ser inédita. Artistas de Palmas, Miranorte, Carolina (MA), além de Araguaina, se inscreveram no festival. A comissão organizadora selecionou 18 músicas que devem se apresentar nas duas noites do evento. Serão premiadas as três melhores músicas.

Nesta sexta-feira, durante o Fama, será apresentado o show da Família Braga. E no domingo, a partir das 19 horas, também na Praça das Bandeiras, vários shows estão programados para comemorar o aniversário de 52 anos de Araguaina.

Família Braga

A família que, tradicionalmente, se divide em duas bandas (U-TOC e Pedra de Fogo), além de outros trabalhos independentes por todo o país, se reuniu para produzir e lançar um novo álbum. O projeto do Circuito Família Instrumental, está em turnê pelo Brasil divulgando o CD do Projeto Pixinguinha, que leva o mesmo nome, premiado pela Funarte em 2009. A turnê conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (Basa).

O repertório da banda mistura ritmos populares brasileiros com influência da música latina e do jazz. A família Braga é do Maranhão, mas foi em Araguaina, no Tocantins, que decidiu unir forças e talento para formar a banda.

A “Família Braga” é composta por Manoel Braga (acordeon); Dalva Braga (vocalização); Paulinho Braga (guitarra, violão, viola de dez cordas, bandolin e percussão); Dênio Braga (bateria, baixo e percussão); e Marcelo Braga (sax alto, sax soprano e sax tenor).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Araguaina