Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Militantes petistas de 13 municípios da região do Bico do Papagaio participaram neste sábado, 20, no auditório da Câmara Municipal de Augustinópolis, do primeiro Seminário Regional de Avaliação das Eleições 2010 realizado pelo Partido dos Trabalhadores do Tocantins.

Para a maioria dos petistas presentes no encontro a retirada de candidatura própria ao Governo do Estado, o excesso de candidaturas às vagas proporcionais e a infidelidade partidária foram os principais pontos negativos destas eleições.

Ao contrário de alguns que criticaram a aliança do PT com o PMDB, o prefeito de Axixá, Ruidiard Brito, disse que o PT acertou ao apoiar a reeleição do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Para ele quem errou foi o PMDB que com o posicionamento de seus candidatos a deputado estadual e federal fortaleceram a candidatura do PSDB com o apoio a candidatura ao Senado que não era da coligação, a exemplo do que também fez o prefeito de Palmas, prejudicando a reeleição do governador.

A infidelidade partidária também foi debatida no Seminário. "O tempo é pouco e a memória é grande. A culpa é nossa, da militância, se temos prefeitos, vereadores e deputados que não nos representam", disse o presidente do PT de Araguatins, Milne Freitas, se referindo aos petistas que não apoiaram os candidatos do Partido. No Seminário ficou definido que os processos de infidelidade encaminhados à Direção do partido seguirão seu curso normal, assegurando o direito da ampla defesa dos eventuais acusados e com um debate eminentemente interno.

Encaminhamentos

Também como encaminhamento, os petistas elencaram que é necessário uma avaliação interna de cada diretório municipal do PT e ainda retomar os processos de formações políticas nos quadros do partido. "O PT terá que se auto avaliar em cada município para ter uma leitura correta de que partido temos e que partido queremos", disse o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, informando ainda que em janeiro de 2011 haverá uma reunião do Diretório Estadual com o fechamento da avaliação destes seminários e também para planejar os próximos quatro anos de atuação do Partido.

Municípios

Participaram da reunião dirigentes, vereadores e militantes petistas de Augustinópolis, Axixá, Araguatins, Angico, Sampaio, São Sebastião, Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo, Buriti, Esperantina, Carrasco Bonito, Riachinho e Wanderlândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT