Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A secretaria estadual de Saúde emitiu nota á imprensa nesta segunda-feira, 22, explicando a falta de medicamentos no Hospital Geral de Palmas e ainda outros temas envolvendo a Saúde no Estado.

Veja a íntegra da nota encaminhada pela Sesau:

NOTA À IMPRENSA

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins informa que a falta de medicamentos e insumos no HGP – Hospital Geral de Palmas, na última semana, se deu devido a uma sobrecarga de pacientes na unidade. A Sesau havia feito estimativa para a quantidade normal de atendimentos, mas na última semana estes atendimentos quase dobraram.

A Sesau ressalta que houve falta de 44 itens entre insumos e medicamentos. Destes 32 já foram comprados e estão nos estoques da Sesau. Os demais devem chegar em cerca de dois dias.

Com relação ao contrato com a Litucera, empresa responsável pela limpeza, manutenção e alimentação dos hospitais do Estado, ele foi renovado.

Sendo Palmas Gestão Plena em Saúde, fica responsável por todas as etapas de atendimento ao paciente em seu âmbito. Desde a atenção primária, realizada pelas unidades de Saúde da Família até a alta complexidade – hospitais com capacidade para cirurgias de grande porte. Como Palmas não possui nenhum hospital desse porte, o serviço é assumido pelo Estado e o recurso repassado ao município pelo Ministério da Saúde é repassado ao Estado por meio de um convênio.

A má estruturação da rede hospitalar e rede básica de saúde dos municípios do Tocantins reflete na superlotação dos 19 hospitais mantidos pelo Estado, principalmente no HGP e no Dona Regina.

Não houve um pedido de intervenção federal por parte do Ministério da Saúde junto ao HGP e sim uma pedido, do HGP, de ajuda técnica ao Ministério da Saúde para melhorar o atendimento na unidade. A iniciativa partiu da Sesau.

Com relação à falta de aventais de chumbo e dosímetros no Hospital Dona Regina, a licitação foi realizada semana passada e os materiais devem chegar ainda esta semana ao Hospital.

Palmas, 22 de setembro de 2010