Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Representantes do movimento cultural do Tocantins estiveram nesta terça-feira, 23, com o senador João Ribeiro (PR), coordenador da bancada federal do Tocantins em Brasília, em busca de recursos federais para projetos na área musical, artística e esportiva do Estado.

O prazo final para emendas ao Orçamento da União termina amanhã, quarta-feira, 24, e o grupo espera contar com o apoio de João Ribeiro para a aprovação de diversos projetos de fortalecimento da cultura e esportes no Tocantins. “Alem da classe musical, outros segmentos dependem dos projetos e dos recursos que estamos buscando hoje em Brasília”, disse Jeremias Moreira, presidente da Ordem dos Músicos do Brasil secção Tocantins (OMB-TO), que prometeu visitar outros gabinetes alem do gabinete do senador João Ribeiro. Um dos projetos trazidos pelo grupo foi o “Divulga” que é uma série de ações como gravação de CDs, shows e festivais regionais para facilitar a divulgação de obras de artistas no Estado.

Política Publica para Cultura

A peregrinação pelos gabinetes de parlamentares federais em Brasília não se resume a busca de recursos. Segundo Wanderson Rocha Araujo, presidente da Associação dos Profissionais da Música do Estado do Tocantins (ASPROMTO-TO), “depois de 20 anos de criação, é chegado o momento do Tocantins implementar uma política clara e definida para o segmento cultural do Estado”, disse.

João Ribeiro se dispôs a continuar a intermediar os interesses do grupo tanto junto ao governo federal quanto ao novo governo do Estado. "O governador Siqueira Campos sabe da importância da cultura para o Estado. Sem duvida que este assunto estará em sua mesa logo nas primeiras semanas de governo", reconheceu o senador.

Consulta Pública

Em breve, explicou Wanderson Araujo, teremos uma audiência publica no próximo dia 30, no Espaço Cultural, em Palmas que discutirá as propostas da consulta publica que está aberta no site www.move-to.com.br. A consulta organizada pelo Movimento de Políticas Públicas para a cultura no Tocantins (Move-TO) agrega sugestões de todas as atividades de cultura do Estado em favor da criação de uma Política Publica para a Cultura no Tocantins. Outro representante presente à reunião com o senador, Carlin do Som, explicou que embora o prazo da consulta tenha terminado, até o dia 29 "qualquer boa ideia, é bem vinda".

Esporte

Aproveitando a audiência com João Ribeiro, o presidente da Federação de Artes Marciais Shobu Ryu (jiujitsu e caratê de contato) do Tocantins, Professor José Marinho trouxe o planejamento anual das competições da Federação em busca de apoio do senador.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro