Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador Carlos Henrique Gaguim reiterou nesta quarta-feira, 24, em Brasília, pedido de liberação dos recursos provenientes das emendas da bancada tocantinense, para as áreas de Segurança Pública e Saúde, do Estado. Carlos Gaguim esteve com a chefe de gabinete do ministro da Justiça, Gláucia Elaine de Paula, e com a chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Saúde, Dulcilene Tiné.

No Ministério da Saúde, o governador esclareceu que o índice de gastos com as ações da Saúde no Estado é de 20%, sendo que a média nacional fica em torno de 12%. “Aumentou a população e a grande demanda por parte das regiões vizinhas, como Sul do Maranhão, Pará e Piauí. O Estado do Tocantins está tendo gasto excessivo com a Saúde, assumindo despesas maiores, para que todos os pacientes sejam atendidos”, afirmou, ratificando que a Saúde e a Segurança Pública são prioridades em seu governo.

No Ministério da Justiça, o governador solicitou empenho na liberação de recursos federais, para a finalização das obras do presídio Barra da Grota, em Araguaína, e outras medidas emergenciais que serão adotadas. “São notórias as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Prisional, inclusive com rebeliões; entretanto, é consequência da escassez de recursos e também de questões adversas, que se acumularam ao longo dos anos”, ressaltou o governador, acrescentando ainda que a liberação de recursos foi prejudicada devido ao período de restrição previsto na legislação eleitoral.

Justificando parte do atraso, a chefe de gabinete Gláucia Elaine disse que, hoje, deverá estar na pauta de votações do Senado um projeto que irá brevemente beneficiar os estados. “Por meio deste projeto está prevista a liberação de 478 milhões de reais, que serão repassados para todos os estados”, frisou.

Acompanhou o governador, durante as audiências, o subsecretário de Representação, Evandro Campelo.

Fonte: Secom