Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tarcisio Lima

Foto: Tarcisio Lima

Fruto da execução do projeto “Trabalho, Artesanato, Turísmo e Autonomia das Mulheres”, a coleção de peças em artesanato, “Palmas para o Tocantins”, será exposta na 4ª Feira do Empreendedor, de 01 a 04 de dezembro, no Centro de Convenções Parque do Povo.

São aproximadamente 500 peças, produzidas em 13 municípios do Tocantins entre abril e novembro desse ano, período esse onde foram realizados 60 cursos de capacitação, atendendo mais de 340 artesãs, nos dois principais polos do artesanato tocantinense, Bico do Papagaio e Jalapão.

A Feira do Empreendedor é um evento que acontece em todo o Brasil e tem como objetivo principal incentivar o empreendedorismo e dá foco de mercado para que as pequenas e médias empresas consigam se estabilizar. Aqui no Tocantins a feira contará com mais de 100 stands e também com o Espaço Salão do Artesanato, uma área dedicada totalmente ao artesanato regional.

Quem quiser conhecer um pouco da produção artesanal tocantinense ou tirar dúvidas relacionadas ao empreendedorismo em geral, poderá visitar a feira das 17 às 23 horas.

Autonomia das Mulheres

O projeto é uma parceria entre a Fundação Cultural do Tocantins e o Sebrae Tocantins, que tem como principal meta aumentar a renda e a qualidade de vida da mulher tocantinense envolvida com a produção de artesato.

Para alcançar esse objetivo foram realizados 60 cursos, nas áreas de designer e gestão da produção, englobando as duas principais regiões produtoras de artesanato no Estado, Jalapão e Bico do Papagaio.

Ao todo foram beneficiados 13 municípios e 02 povoados, sendo eles Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Sampaio, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros e Povoado Mumbuca, Novo Acordo, Rio Sono, São Félix e Povoado do Prata e Santa Tereza.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural