Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) não irá à reunião dos prefeitos do partido que acontecerá na tarde desta quarta-feira, 1º, no Hotel Castelo em Palmas. A informação foi repassada ao Conexão Tocantins pela assessoria do prefeito que está em viagem e não tem previsão de retorno à capital hoje.

Raul está distante do partido desde as eleições e mesmo sendo membro da executiva ainda não participou de nenhuma das reuniões da legenda após o pleito. O prefeito já havia salientado ao Conexão Tocantins durante evento na Câmara Municipal de Palmas, que não foi convidado para participar da última reunião da sigla que aconteceu na semana passada, o que foi contestado pelo presidente do partido, Donizeti Nogueira.

“O PT convocou todos por e-mail como faz sempre”, salientou. Donizeti disse ainda que quando o partido escalou a data para a reunião de hoje nenhum dos gestores demonstrou impedimento para participar.

A ausência de Raul, segundo o presidente, causará prejuízos à reunião já que o prefeito é alvo de processo da comissão de ética da legenda por não ter a apoiado a candidatura do partido na majoritária. Questionado se o partido pretende procurar o prefeito para conversar, Donizeti disse que Raul é que precisa se aproximar da legenda.

“A ausência dele vai dar muito prejuízo para a reunião”, salientou. Durante seminários regionais de avaliação que o partido vem realizando para avaliar o processo eleitoral de outubro alguns membros e gestores apontam a infidelidade partidária como o principal motivo pelo qual o grupo em que o partido se aliou não conseguiu ter êxito no pleito.

O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Brasil mandou recado para Raul através de discurso e chegou a dizer até que “a porta da rua é a serventia da casa”, salientou.

Outros prefeitos do PT que eram próximos de Raul também estão distantes do prefeito como é o caso do gestor de Colinas do Tocantins, José Santana Neto e ainda do de Dianópolis, José Salomão que chegou a dizer que o prefeito está isolando o partido de propósito para gerar uma expulsão.

Cautela

O presidente do partido afirmou hoje que a legenda vai lidar com cautela com os processos contra o prefeito e outros membros que não seguiram a orientação partidária. “Tudo será levado na base da discussão, se não tem como conviver tem que tomar uma posição. O PT não toma atitudes impensadas e dará a todos o amplo direito de defesa”, salientou.

O processo contra Raul não deve ser julgado esse ano pela comissão de ética. Uma reunião acontecerá na próxima semana com o presidente da Comissão para analisar o andamento dos casos.