Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ivan Castanheira/Greenpeace

A Senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recebeu, nesta quarta-feira (8) de uma ativista do Movimento Indígena da Amazônia, o prêmio “Motosserra de Ouro”. A senadora foi “premiada” com o protesto devido a constante defesa das propostas de mudança no Código Florestal Brasileiro.

A entrega foi feita no hall de um hotel em Cancun, México, durante o COP-16, a Conferência da ONU para o Clima. O ato foi apoiado também pelo Greenpeace, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

Irritada, a senadora deixou o local sem levar a réplica dourada de uma motosserra, prêmio entregue a autoridades e pessoas que de alguma maneira contribuem para a degradação da natureza, sobretudo o desmatamentos de florestas.

Kátia Abreu é presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e sua atuação parlamentar busca, entre outras coisas, fortalecer o setor no País. Para isso, a senadora defende um código ambiental mais "brando".

Entre as mudanças propostas pela bancada ruralista, estão a redução da área obrigatória de preservação nas terras de latifundiários e do Estado, além de anistia aos desmatadores.

"As alterações no Código Florestal representam um retrocesso em uma das legislações florestais mais avançadas do mundo", diz André Muggiati, representante da Campanha Amazônia do Greenpeace na COP-16, conferência da ONU para o clima.

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), também está em Cancún, no entanto tentando impedir a mudança no código

Da Redação com informações da Folha Online