Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Ministério Público Estadual (MPE) em todo o Brasil comemora na próxima terça-feira, 14, o dia Nacional do Ministério Público e será nesta data festiva que o orgão realizará a sessão solene de posse e recondução do procurador de justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira ao cargo de procurador geral de justiça.

A eleição foi realizada no fim do mês de setembro deste ano. Dos 111 votantes, dentre procuradores de justiça e promotores de justiça de todo o Estado, Clenan Renaut recebeu 100 votos (91%). Fato inédito nos 21 anos do MPE Tocantinense. O evento será as 17 horas no auditório do Ministério Público Estadual em Palmas.

Perfil

Clenan Renaut de Melo Pereira é natural de Tocantinópolis (TO). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, em 1983. Já em 1990 foi aprovado para o cargo de Promotor de Justiça.

No exercício da função, atuou nas comarcas de Araguacema, Ponte Alta, Itaguatins, Filadélfia e Porto Nacional. Foi presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) durante os anos de 1995 a 1998, tendo exercido o cargo de Diretor-Geral do Ministério Público.

Em 2001 foi nomeado ao cargo de 9º Procurador de Justiça e eleito Secretário do Conselho Superior do Ministério Público. Entre 2005 e 2006, assumiu o cargo de Procurador Geral de Justiça Substituto; e de 2006 a 2008, o de Subprocurador Geral de Justiça.

Ainda no biênio 2005/2006, coordenou o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e entre 2007 e 2008 coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop do Meio Ambiente).

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO