Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Da E/D, subsecretário de Polícia Comunitária, Ten Cel Jaizon Veras Barbosa, subsecretário de Justiça e Cidadania, dr Djalma Leandro e subsecretário de Polícia Civil, Nelson Tavares Guimarães Da E/D, subsecretário de Polícia Comunitária, Ten Cel Jaizon Veras Barbosa, subsecretário de Justiça e Cidadania, dr Djalma Leandro e subsecretário de Polícia Civil, Nelson Tavares Guimarães

Aconteceu na manhã deste sábado, 11, a primeira entrevista coletiva do novo secretário da Segurança, Justiça e Cidadania do Estado, o advogado João Costa Ribeiro Filho (PSDB). Durante a entrevista, que foi concedida na casa do governador eleito Siqueira Campos (PSDB), Ribeiro Filho falou sobre suas metas para o novo governo que inicia em 2011.

Na ocasião, o novo secretário apresentou sua equipe de subsecretários que irá auxiliá-lo nos trabalhos dentro da nova pasta. São eles: o subsecretário de Polícia Civil, Nelson Tavares Guimarães; de Polícia Comunitária, Jaizon Veras Barbosa e de Justiça e Cidadania, Djalma Leandro. O secretário executivo da pasta, segundo Ribeiro Filho, é membro da Polícia Federal, mas, no entanto, o nome só será divulgado em janeiro.

O advogado Ribeiro Filho é criminalista e foi candidato à primeiro suplente de senado na composição com o senador recém eleito Vicentinho Alves (PR). Durante a eleição, foi acusado de adulterar documentos no Tribunal Regional Eleitoral, caso pelo qual foi criticado na Assembleia Legislativa pelo deputado Stálin Bucar (PR) esta semana. Com relação a este caso, João Costa afirmou que não tem notícias sobre o andamento do processo. “Um homem inocente não precisa buscar andamento de processo”.

O novo secretário afirmou , inclusive, que não recebeu nenhuma notificação judicial. Mas destacou que não vê problemas em ser investigado pela Polícia Federal. “Eu acho ótimo, e ainda trouxe um policial federal para dentro do meu gabinete”, completou.

O advogado foi anunciado como novo secretário da pasta unificada da Segurança Pública na última segunda-feira, pelo porta voz do governo Sandro Petrilli. A unificação das secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Cidadania e Justiça (Seciju) foi anunciada juntamente com a indicação do novo secretário.

Em um breve pronunciamento, o subsecretário de cidadania, Djalma Leandro, afirmou que pretende congregar políticas que abrangem desde a assistência social, até o sistema prisional do Estado, “iremos fazer parte do governo e vamos trabalhar sobre a orientação do nosso secretário”, disse.