Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A valorização do Servidor, a reestruturação do Judiciário, os desafios e conquistas dos dois últimos anos. Esses foram alguns dos assuntos abordados pelo Jornalista Heraldo Pereira, durante entrevista com a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, na manhã desta segunda-feira, dia 13.

A entrevista fez parte da aula especial de encerramento do segundo semestre do Curso de Gestão Judiciária, ministrado na modalidade telepresencial pela Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Antes de começar o “bate-papo”, o Jornalista, que é um dos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo, apresentou um breve histórico sobre a Presidente do TJTO e explicou que, nada mais emblemático que, na última atividade do ano, a entrevistada fosse ela - a mulher responsável pela idealização e criação da Escola Judiciária e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Judiciária.

Entre as perguntas feitas à Desembargadora Willamara Leila, de maneira bem descontraída, o Jornalista quis saber o que a levou a pensar na criação da Escola Judiciária e no Curso de Gestão Judiciária; a importância dos cursos que estão sendo realizados para a melhoria da prestação jurisdicional; e os planos futuros para a Escola Judiciária. Em seguida, ele focou a entrevista para a gestão como um todo e perguntou sobre a sua maratona de trabalho para reestruturar o Judiciário na Capital e no interior do Tocantins; quantas obras foram realizadas; como ela conseguiu os recursos necessários; a parceria com os outros Poderes; e como foi elaborado o planejamento que permitiu que o Judiciário avançasse vinte anos em apenas dois. A entrevista também abordou temas como Responsabilidade Fiscal, Conciliação e Processo Eletrônico.

Por cerca de uma hora, a presidente Willamara Leila pôde fazer um balanço de sua gestão à frente do Judiciário e reafirmou que sua missão maior sempre foi a valorização do Ser Humano, por isso se empenhou tanto em capacitar os Servidores e oferecer condições dignas de trabalho e remuneração adequada.

“Quando nós capacitamos o Servidor, estamos oferecendo um serviço cada vez melhor à sociedade”, ressaltou. Ela citou a construção dos novos fóruns, as reformas em várias Comarcas e a criação das unidades judiciárias, para aproximar a Justiça dos cidadãos. A Desembargadora também citou o apoio dos Desembargadores, Juízes e Servidores para executar suas ações. “Ninguém faz nada sozinho, mas juntos nós podemos fazer muita coisa”, destacou. Ela também frisou a harmonia com os Poderes Executivo e Legislativo nas conquistas do Judiciário nesses últimos dois anos.

A Presidente encerrou desejando Feliz Natal a todos os Servidores e Magistrados das 42 Comarcas para onde a entrevista estava sendo transmitida ao vivo. E ainda pediu a todos que não parem nunca de estudar. “Estudem, leiam bastante e se inscrevam em todos os cursos que forem oferecidos. A Escola Judiciária é de vocês”, finalizou.

Heraldo Pereira agradeceu a oportunidade de voltar ao Estado e disse que está torcendo pelo sucesso do Brasil e do Tocantins no ano que se inicia.

A aula especial de encerramento do semestre do Curso de Gestão Judiciária contou ainda com uma mesa redonda, com a participação do Professor Gilmar Dias, ao vivo de Curitiba (PR), dos Professores Pedro Biazotto e Maurício Ughini, do estúdio em Palmas, e ainda da aluna Maria das Dores (da Comarca de Palmas) e da Jornalista Paula Lima, que mediou o debate.

As teleaulas retornarão no dia 7 de fevereiro de 2011, com módulo sobre Ética e Moralidade, para os 1.683 Servidores matriculados.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TJ