Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta sexta-feira, dia 17, Dom Pedro Brito Guimarães toma posse como segundo arcebispo da Arquidiocese de Palmas, em missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, na quadra poliesportiva do Colégio Marista, às 19:30h.

O novo arcebispo chega ao Aeroporto de Palmas às 10:00h do dia 17, onde será recebido pelo prefeito Raul Filho, autoridades civis e eclesiásticas. Em seguida, partirá em carreata pela Avenida Teotônio Segurado, passando pela Av. LO 27, Igreja São José (604 Sul), prefeitura e Catedral Metropolitana (Praça dos Girassóis).

Na parte da tarde, almoçará com o clero da Arquidiocese de Palmas e convidados, na Igreja Santa Filomena (204 Sul) e em seguida receberá a imprensa na Residência Episcopal (203 Norte). Finalmente, à noite, tomará posse canônica da Arquidiocese de Palmas em missa presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, representante do papa Bento XVI no Brasil.

É esperado um público de 3 mil pessoas nesta celebração, de todo o Estado do Tocantins, além de Goiás, Distrito Federal e Piauí.

Sede Vacante

Após a transferência de Dom Alberto Taveira Corrêa para Belém do Pará, em 30 de dezembro de 2009, a sede de Palmas ficou vacante. O papa Bento XVI nomeou Dom Philip Dickmans, bispo da diocese de Miracema do Tocantins, como Administrador Apostólico de Palmas no dia 26 de março de 2010. Ele exercerá este cargo até a posse de Dom Pedro Brito Guimarães, no dia 17 de dezembro.

Perfil de Dom Pedro

Dom Pedro foi nomeado pelo papa Bento XVI como arcebispo de Palmas no dia 20 de outubro deste ano. Até então, ele atuava como bispo da diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Nasceu em 22 de fevereiro de 1954, em Buriti, município de Eliseu Martins (PI). Filho de Ana Francisca Guimarães Brito e Clemente Brito Porto, falecidos, é o décimo de uma família de doze filhos. Em 1976, após um período de engajamento pastoral como dirigente de celebração na Colônia da Aliança, ingressou no Seminário Menor de Oeiras (PI). Estudou Filosofia e iniciou a Teologia no Seminário Maior de Fortaleza, sendo posteriormente, transferindo para o “Pontifício Colégio Pio Brasileiro”, em Roma, onde concluiu os estudos preparatórios para o sacerdócio.

Em 26 de janeiro de 1986 foi ordenado sacerdote, na cidade de Eliseu Martins (PI). Foi vice-reitor, professor e reitor do Seminário “Sagrado Coração de Jesus”, localizado em Teresina. Possui mestrado e doutorado em “Teologia Dogmática”, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Em 2002, o Papa João Paulo II o elege bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI) e em 20 de outubro de 2010, Bento XVI o nomeia Arcebispo da Arquidiocese de Palmas.

Fonte: Assessoria de Imprensa