Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A coordenação da Pastoral da Juventude (PJ) do Tocantins prepara para janeiro de 2011 uma grande campanha em defesa da vida da juventude.

Esta Campanha é uma iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi lançada no final de 2009. Desde então vários estados vem aderindo a essa discussão.

Segundo Jefercio de Sousa, coordenador da pastoral no Tocantins, a campanha tem como objetivo debater as diversas formas de violência praticadas contra a juventude, denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar essa realidade.

Souza explicou que no Tocantins a campanha já iniciou em algumas dioceses com os grupos de jovens realizando estudos e debates sobre a questão da violência. “O próximo passo é reunir representantes dos vários segmentos civis e governamentais ligados à juventude para realização de uma reunião onde será apresentada a proposta da campanha e planejar algumas ações concretas para o ano de 2011“, explicou. Esta reunião acontecerá na segunda quinzena de janeiro.

A coordenação reuniu ontem, 16 de dezembro, para estar em sintonia com a realização do I Seminário Nacional da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens que acontece até dia 19 próximo em Salvador-BA. O Tocantins não enviou representante, por questões financeiras, porém, a coordenação da PJ afirma que estão acompanhando o desenrolar do seminário e que algumas diretrizes ajudarão a pensar a campanha aqui no Tocantins.

Mais de 30 mil homicídios

Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil, o Brasil é o 3º País com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás da Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, divulgado pelo Instituto Sangari.

Segundo relatório da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio. Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha

Fonte: Assessoria de Imprensa