Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta quarta-feira, 22, o presidente da União dos Vereadores do Tocantins, Gideon Soares, comentou sobre a eleição da entidade que deve ocorrer no mês de março do ano que vem.

De acordo com ele, até o momento, existem cerca de cinco vereadores que demonstraram vontade de concorrer à presidência da entidade. São eles: Ivaldo Barros de Oliveira (PV), de Angico; Régis Melo (PSC), presidente da Câmara de Dianópolis; Everly Póvoa (PSDB), de Ipueiras; Aristóteles Milhomem, conhecido como Toty (PSC), de Figueirópolis; além do vereador José Alves (PMDB) de Aurora do Tocantins. “Estes foram os nomes que se apresentaram a mim. São pessoas que me procuraram para demonstrar seu desejo de concorrer à UVT”, confirmou Soares.

O próprio presidente da União dos Vereadores do Tocantins fez questão de ressaltar, no entanto que não pretende concorrer à reeleição, em março. De acordo com ele, é necessário que haja uma rotatividade no poder, mesmo entre os vereadores. “Eu já cumpri o que podia fazer pelos vereadores”, completou.

Reunião da UVT

Mesmo com a eleição marcada para a segunda quinzena de março de 2011, Gideon destacou que a UVT irá se reunir já em janeiro para definir os principais pontos do processo eleitoral. “Nós vamos nos reunir para formar a comissão eleitoral e definir as cidades onde ocorrerão a votação”, informou.

O presidente da UVT explicou que, inclusive, é necessária a escolha de várias cidades onde ocorrerão a votação para a diretoria da União dos Vereadores do Tocantins. Segundo ele, isso viabiliza e facilita a locomoção dos parlamentares para o pleito. “A votação não é feita somente na cidade de Palmas para facilitar para os vereadores, que muitas vezes não tem condições de se deslocar de cidades mais distantes”, informou.

Apoio indefinido

Sobre um possível apoio para a eleição à presidência da UVT no ano que vem, Gideon Soares ressaltou que não pretende se omitir no processo eleitoral.

De acordo com o presidente da entidade, no entanto, ele pretende aguardar as definições dentro do quadro de candidatos para poder escolher um nome a quem apoiar. “Depois das candidaturas definidas, eu vou apoiar alguém, certamente”, completou.

Sem querer dar maiores palpites no resultado final da eleição, Gideon deixou no ar qual base política deverá levar a melhor para a presidência da UVT. Segundo ele, é muito difícil que a UVT não tenha parceria com o governo do Estado, no sentido de construir a sede própria da entidade, na aquisição de veículos e na logística de infra-estrutura. “Neste sentido, os candidatos do governo estão melhores”, informou.

O Tocantins passa por uma mudança de governo a partir do dia primeiro de janeiro, quando o governador eleito Siqueira Campos (PSDB) assume a cadeira maior do Executivo Estadual.