Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

Foi anunciado, na manhã desta quarta-feira, 5, o nome da ex-primeira-dama de Gurupi, Goyaciara Cruz, que, segundo o governador Siqueira Campos (PSDB), ficará responsável pela implantação da Região Metropolitana de Gurupi. “Ela vai ficar à frente da instalação da região metropolitana de uma das cidades mais importantes, demográfica, econômica, social do Estado”, completou.

Na mesma ocasião, também foi ratificado o nome de Joaber Divino Macedo, como reitor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Joaber já havia sido anunciado como reitor da Unitins, no entanto, seu nome foi publicado no Diário Oficial do Estado, apenas após a posse de Siqueira. Também foi divulgado o nome do novo Secretário Executivo da Juventude e Esportes, Carlos Antônio da Costa Junior.

Na sala de reuniões do Palácio Araguaia, Siqueira destacou as responsabilidades que a nova secretária terá na implantação da RM. Se dirigindo a um dos presentes na ocasião, o governador destacou que “Enquanto a Região Administrativa não for criada em sua região (Dianópolis), a governadora é ela. Ela vai ter a alçada de governadora”, destacou.

Em seu primeiro pronunciamento à frente da implantação da RM de Gurupi, Goyaciara agradeceu o fato de ter sido indicada para um cargo em sua cidade. “Vou poder ficar na minha cidade e cuidar do meu povo, como eu sempre fiz”, completou.

Segundo o representante do governo responsável pelo anúncio, ao todo, serão criadas três Regiões Metropolitanas no Tocantins neste governo de Siqueira: Palmas, Gurupi e Araguaina, sendo a cidade ao Sul do Estado, a primeira. Na ocasião, o governador destacou que na sequência, irá criar a RM em Araguaina. “Eu estou indo do Sul para o Norte. Estou saltando Palmas, naturalmente”, informou.

Com a criação da RM de Gurupi, todas as cidades da grande região onde se localiza a cidade, serão contempladas com as ações do governo responsáveis pela implantação de estudos e pesquisas sociais e econômicas.

“A Criação das regiões metropolitanas possibilitarão que sejam fomentados os estudos e implantadas as pesquisas que irão identificar as atividades econômicas, sociais e tributárias necessárias para o desenvolvimento do Estado”, completou o representante.

Universidade do Tocantins

Após o anúncio de Goyaciara, o governador confirmou o nome do novo reitor da Universidade do Tocantins. Na ocasião, o professor Joaber Macedo assinou o ato de sua posse como responsável pela Unitins.

Antes do discurso do professor, Siqueira aproveitou a fala para fazer um resgate histórico da criação da universidade. Segundo Siqueira, desde seu princípio, a Unitins foi criada para comportar cursos telepresenciais, mesmo onde hoje funcionam os prédios da atual Universidade federal do Tocantins (UFT). “Quando foi criada a Unitins, bem assim, como a Redesat, para comandar um complexo à distância, que foi o primeiro do Brasil”, informou.

O governador ainda ressaltou este papel da universidade do Estado, será mantido em seu governo. Siqueira ressaltou que o governo não pretende que sejam criados mais cursos presenciais na universidade, ao contrário do que feito no governo anterior. “Não vai ser feito mais nada com referência a cursos presenciais”, frisou.