Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Criada com a função de planejar, coordenar e executar as políticas públicas estaduais de esporte e lazer e de promoção da participação juvenil, a nova Secretaria de Juventude e dos Esportes surge da fusão das duas pastas que até então atuavam individualmente.

A secretaria chega com o compromisso renovado de promover o esporte socioeducativo como meio de inclusão social. Suas diretrizes estão contidas na MP nº 1, assinada pelo governador Siqueira Campos (PSDB), em 1º de janeiro deste ano, com base no artigo 27 da Constituição Estadual.

A nova pasta emerge imbuída de tornar-se o suporte para a prática de ações que visem estimular o surgimento e o desenvolvimento de lideranças jovens e de vocações esportivas; de preservação e recuperação da memória esportiva e da juventude no Estado.

Sua função terá ainda como princípio estabelecer parcerias mediante convênio, contrato e acordo de cooperação com entidades públicas e privadas, nacionais, internacionais e estrangeiras, com foco em captar recursos, promover e executar programas, ações e projetos.

Ainda no centro das suas atribuições está a preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos jovens, em especial das comunidades tradicionais e do meio rural, a fim de estimular a cidadania e a participação social.

Este propósito inclui-se o de fomentar a permanência dos jovens em instituições educacionais, erradicando o analfabetismo juvenil e inserindo-os no contexto do mercado de trabalho, da tecnologia, da técnica da arbitragem no esporte, do incentivo ao associativismo juvenil e estudantil, visando ao fortalecimento da educação não-formal dos jovens, e a criação de programas de combate à ociosidade no esporte.

Fonte: Assessoria de imprensa Secretaria do Esporte e da Juventude