Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, informouna manhã desta quinta-feira, 13, que no período de 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2011, estarão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Aquaviários - (CFAQ II/III).

O CFAQ II/III é realizado no período noturno, entre 19h e 22h, tem duração aproximada de 90 dias, possibilita o ingresso na Marinha Mercante e destina-se a formar tripulantes especializados para embarcações, tais como, rebocadores, dragas, embarcações de apoio marítimo, embarcações de turismo, etc. Junto com o tempo de embarque, esses cursos permitem a ascensão na carreira da Marinha Mercante, permitindo aos futuros aquaviários uma projeção salarial compatível com a função exercida.

O Capitão dos Portos, Capitão-de-Fragata Paulo César Potiguara de Lima destacou que com a implementação de novos trechos da Hidrovia Araguaia-Tocantins, dos Terminais Multimodais, e da conclusão da Ferrovia Norte-Sul, o fluxo de embarcações de médio e grande porte no Estado do Tocantins tende a se acentuar, o que certamente vai exigir das empresas de navegação mão-de-obra especializada. Desta forma, a Marinha estará contribuindo também para que a navegação na região seja mais segura e consciente.

Para informações sobre os cursos que a CFAT tem à disposição da comunidade náutica, qualquer cidadão pode comparecer na Capitania (913 Sul, ao lado da Praia do Prata) ou telefonar para 0xx(63) 3216-1715 e obtê-las.

Fonte: Assessoria de imprensa Marinha