Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve nesta segunda-feira, 17, com três pessoas no local do acidente do avião modelo King Air 200 que na última sexta-feira se chocou contra o Morro do Cristo em Senador Canedo (GO) matando Gabriel Marques Siqueira Campos, neto do governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos e outras 5 pessoas, entre elas o piloto.

As causas do acidente ainda continuam sob investigação e as informações ainda são prematuras conforme informou ao Conexão Tocantins o coronel Franz Mateus, chefe da Divisão de Investigação e Pesquisa de Acidentes. “Está tudo muito primário ainda sobre as investigações. Estamos levantando as comunicações e a parte da navegação que o piloto fez”, salientou.

Já se sabe que o piloto estava voando por instrumento, conforme o recomendado. “Ele estava fazendo um procedimento por instrumento”, afirmou o coronel.

Conforme o coronel, a equipe está analisando a visualização por radar para saber se o piloto estava cumprindo o plano de voo recomendado. “São um conjunto de fatores, eventualmente poderá ter uma mistura de falha humana com material. No momento ele estava voando baixo demais, precisamos ver como a torre o orientou”, salientou.

O King-Air 200 é uma fabricação norte-americana e tem capacidade para 7 a 9 pessoas. O avião é considerado bastante seguro e possui entre seus instrumentos de navegação o TCAS cujo objetivo é evitar colisões entre aviões no ar e EGPWS sistema de alarme de proximidade dos obstáculos terrestres.

As informações são de que o piloto tinha 14 anos de experiência de aviação e a suspeita é de que os fatores climáticos causaram o acidente.

Acidente

Durante a manobra de aproximação para pouso, o avião chocou-se contra o Morro de Santo Antônio, conhecido como Morro do Cristo (1.200m), explodindo em seguida. O corpo do piloto foi arremessado para fora do avião e as outras 5 pessoas morreram carbonizadas. O avião era da Construtora Médio Norte e pertencia ao empresário Roberto Magno Martins Pires, presidente da Federação das Industrias do Tocantins (Fieto).

Além de Gabriel Marques Siqueira Campos, foram vítimas do acidente o piloto Bruno Oliveira Pessoa de 32 anos, o co-piloto Tiago Bastos de Oliveira, 27 anos, e ainda três integrantes da família Coelho, Andréia Rosália Coelho, 38 anos, e os dois filhos Luís Carlos Coelho de 12 anos e Guilherme Coelho de 8 anos.

Liberação dos corpos

O corpo de Gabriel foi sepultado em Palmas na manhã deste domingo, 16, no Cemitério Jardim das Acácias. Já os corpos das vítimas da família Coelho ainda continuam no IML de Goiânia para identificação através do exame de DNA em razão dos corpos estarem muito carbonizados.

Familiares das vítimas aguardam em Palmas a liberação dos corpos que ainda não tem previsão, segundo informou o IML.