Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições estão abertas para a oficina de Fogão Solar, que será realizada pela Casa da Mulher 8 de Março entre os dias 24 a 26 de fevereiro, por meio do Projeto Ensolarar. A oficina será ministrada pela Sociedade do Sol, organização não governamental, especialista no desenvolvimento desta tecnologia social.

"A energia solar é limpa e renovável, além de extremamente saudável e para as mulheres pode se converter em economia doméstica, em fonte de saúde e também em geração de renda”, ressaltou a presidente da Casa da Mulher 8 de Março, Bernadete Aparecida. A oficina será gratuita e a expectativa é atender cerca de 30 mulheres.

O projeto Ensolarar tem por objetivo difundir os benefícios da energia solar e ensinar mulheres da periferia, do meio rural, quilombolas e indígenas a fazer os fogões solares tipo "caixa" visando a justiça sócio-ambiental, economia e geração de renda.
Fogão Solar

O fogão solar é uma tecnologia social utilizada em comunidades pobres de todo o mundo. A energia solar substitui o uso do gás de cozinha, lenha e garante economia às famílias de baixa renda.

A estrutura do fogão é simples e é composta por um caixote de madeira, recoberto com uma chapa de alumínio e complementado por um espelho. O calor do sol direto, e refletido pelo espelho recostado ao fogão, esquenta a chapa de alumínio, que por sua vez aquece a panela com o alimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Casa da Mulher8 de Março