Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Irregularidades no Posto de Saúde “USF 612 Sul”, este foi o motivo da audiência realizada nesta terça-feira 19 na Procuradoria do Trabalho do Município na qual estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), Carlos Augusto de Oliveira, o secretário de Saúde do município, Samuel Braga Bonilha, o advogado do Sisemp, Rodrigo Otávio Coelho Soares, e o advogado, Roonie de Queiroz Souza.

Em outubro do ano passado o Sisemp protocolou na Procuradoria do Trabalho Federal, um ofício denunciando as precárias condições do Posto de Saúde denominado “USF 612 Sul”, que segundo o Sisemp, apresenta sérios problemas estruturais como, ventilação inexistente, iluminação imprópria para as atividades, espaço físico inadequado para o atendimento de mais de 500 pessoas por dia.

Ainda segundo o Sisemp, a unidade apresenta móveis e utensílios enferrujados e quebrados, colocando em risco os trabalhadores, vazamento de água próximo ao sistema de ar condicionado, provocando rachaduras e acumulação de mofo e ácaros, situação que se agrava com o período chuvoso, apenas um bebedouro para ser usado pelos funcionários e para demais usuários, sem o fornecimento de copos descartáveis e sem filtros apropriados, tornando o fornecimento impróprio para o consumo humano.

Durante a audiência o secretário Samuel Bonilha apresentou fotografias demonstrando que as irregularidades encontradas pelo sindicato no Posto de Saúde foram sanadas.

O secretário apresentou ainda cópias da Portaria 37766/2010 que estabelece recursos para a construção da nova sede da USF 612 Sul, e esclarece que a unidade estará pronta para atendimento da comunidade até o final deste ano.

Carlos Augusto declarou que irá novamente ao local para fazer uma vistoria e verificar pessoalmente se as irregularidades foram mesmo sanadas e afirmou que o Sisemp não medirá esforços para garantir melhores condições de trabalho para os servidores e com isso um atendimento mais digno para a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sisemp