Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de envolver a comunidade na guerra contra a dengue, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) vai entregar certificados de “Cidadão Vigilante” a 10 moradores de cada quadra ou setor que melhor mantiverem seus imóveis livres de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira, dia 26, quando um mutirão será realizado na 1106 Sul, a partir das 8h.

“Com a entrega dos certificados, queremos reconhecer o esforço do cidadão que cumpre com seus deveres em manter seus imóveis livres de focos da dengue e ao mesmo tempo, incentivar outros moradores a seguirem o exemplo”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

Comissão Julgadora

De acordo com o secretário, a seleção dos imóveis que serão certificados será feita por uma comissão formada por agentes de controle de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); agentes comunitários de saúde, do Programa de Saúde da Família (PSF), pessoas da comunidade local; fiscal da Vigilância Sanitária (Visa); e agentes da Polícias Civil e Guarda Metropolitana de Palmas. “Esses integrantes têm todas as condições técnicas para avaliar e escolher os moradores exemplares que mantêm suas casas livres de água parada e de resíduos orgânicos”, justifica Bonilha.

Equipes de Trabalho

Segundo Cláudio Gilberto Garcia, diretor de vigilância em saúde, o mutirão, que começa no dia 26, só será concluído, dia 28, às 16 horas, com a entrega dos certificados. A concentração das equipes de trabalho será na USF da 1106 Sul, alameda 23, lote 09, às 8h, quando será iniciado o mutirão.

Nessa ação, são parceiros da Semus a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a Unidade de Saúde da Família (USF) da 1106 Sul, Associação de Moradores da quadra, Superintendência da Guarda Metropolitana, Polícia Civil e Vigilância Sanitária.

Limpeza e Conscientização

Durante o mutirão serão realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti, palitação de material reciclável, além de distribuição de material educativo e orientação aos moradores quanto a importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

Raio X da 1106 Sul

Levantamento realizado por técnicos do CCZ revela que na 1106 Sul o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 1,1%. A quadra possui 1.375 imóveis, sendo que 80% dos focos positivos de dengue estão dentro das 1.247 residências existentes no local, classificados como foco móveis tipo B (garrafas, vasilhames para tratamento de cães, baldes, galões) e como tipo D2 (lixo doméstico). Os demais imóveis são 92 pontos de comércio, 14 terrenos baldios, sete pontos estratégicos (borracharias, depósito de material reciclável) e outros 15 (como escolas, igrejas ou imóveis em construção).

Números da Dengue em Palmas com dados atualizados em 21 de janeiro de 2011.

Dengue 2008 2009 2010

Casos Confirmados 2.923 1.453 2.757

Fonte: Ascop