Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Após 11 anos de empenho e muito trabalho em parceria com a cadeia produtiva tocantinense, produtores rurais da extinta Zona Tampão comemoraram a primeira movimentação de rebanho para outra área com reconhecimento internacional livre de febre aftosa com vacinação. O comboio de 11 carretas com 204 bovinos (162 machos e 42 fêmeas) partiu neste domingo, 30, do município de Barra do Ouro, a 467 km de Palmas, com destino a um frigorífico na cidade de Nova Olinda, região Norte do Tocantins.

Acompanharam o embarque o presidente da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, o secretário da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua e o presidente do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Olimpio Mascarenhas.

O proprietário do rebanho e da Fazenda Aldeia, Espedito Moreira de Oliveira, afirma que antes da nova liberação só conseguia vender seu gado para o Maranhão, que tem o status sanitário inferior ao Tocantins, a arroba do boi chegava a custar 30% a menos do que era praticado no Estado. “O custo para venda era alto porque tínhamos que realizar a sorologia na origem e no destino que custava R$ 50 reais por animal, além da quarentena, agora estamos felizes porque negociamos com praticidade, preço justo e confiabilidade”, celebrou.

O comprador de bovino e representante do frigorífico, Osmar Neves, disse que a última compra realizada nesta região foi há 11 anos e assim que ficou sabendo da liberação do trânsito voltou a comercializar. “Agora temos a garantia sanitária do gado e conseqüentemente um produto de qualidade, além de uma melhor logística para região Norte”, declarou. “Estamos nos sentindo honrados e contemplados com esta dádiva de ser o primeiro município a dar o ponta pé inicial nas melhorias que mudará economicamente toda a região”, afirma o prefeito de Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante.

“Esse é um momento histórico para o agronegócio a nível nacional e principalmente para esta região que terá um ganho maior de custo benefício e a valorização também de suas terras”, comemorou o secretário da Seagro, Jaime Café. “Este é um marco importante, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas destes municípios, abrir novas fronteiras e atrair novos investimentos” completa o presidente do Ruraltins, Olimpio Mascarenhas.

Segundo o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, é uma honra testemunhar o avanço desta região e que a partir agora a responsabilidade dos produtores e da Agência devem ser redobradas, com a fiscalização intensificada nas barreiras que fazem divisa com os Estados sanitariamente inferior ao do Tocantins, a exemplo do Maranhão e Pauí. “Temos orgulho de denominar esta região como Zona livre de febre aftosa com reconhecimento nacional”, ressalta finalizando que estão empenhados para que em maio deste ano, a OIE- Organização Mundial de Saúde Animal forneça o reconhecimento internacionalmente livre de febre aftosa com vacinação.

Saiba Mais

Embora a Zona Tampão tenha sido extinta no dia 28 de dezembro de 2010 e recebido o reconhecimento nacional de zona livre de febre aftosa com vacinação, pelo Mapa- Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- os produtores rurais aguardavam a liberação de trânsito dos animais, para outras áreas reconhecidas internacionalmente livres da enfermidade. Mas o transporte só foi normatizado pelo Mapa na última terça-feira, 25.

De acordo com as exigências, os produtores rurais dos municípios de Barra do ouro, Campos Lindos, Goiatins, Lizarda, Mateiros, Recursolândia e São Felix do Tocantins para comercializar seus animais devem, primeiramente, comunicar a unidade local da Adapec de seu município. A Unidade da Agência enviará para a Unidade Central um requerimento de autorização para o ingresso desses animais com uma antecedência de 72 horas.

Depois da autorização do transporte, a unidade local emitirá a GTA- Guia de Trânsito Animal junto com um formulário de rota de trânsito de animais. É obrigatório que o transportador dos animais passe pelo posto fiscal da Agência, para que as informações sejam transmitidas ao escritório de serviço veterinário estadual de destino.

As barreiras fixas sanitárias por onde as cargas devem passar, estão localizadas nos municípios de Novo Acordo; Mateiros; Lizarda; Recursolândia, Palmeirante, Itacajá e Barra do Ouro.

De acordo com dados da campanha de vacinação contra a febre aftosa em maio de 2010, a região conta com um rebanho estimado em 133.603 cabeças de gado, distribuídas em 2.267 propriedades rurais das 2.771 cadastradas. A média de cobertura vacinal foi de 99,53%.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec