Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador João Ribeiro (PR) tomou posse nesta terça-feira, 1º de fevereiro, em seu segundo mandato como senador da República representando o Estado do Tocantins, em Brasília.

O senador prestou juramento de guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo lhe conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

Na tarde desta terça-feira o representante tocantinense será eleito 2º secretário da Mesa Diretora do Senado Federal no biênio 2011/2012.

Entre dezenas de convidados, acompanharam o senador João Ribeiro na cerimônia em Brasília, sua esposa Cinthia Ribeiro os seus filhos, João Antonio, Diego e João Ribeiro Júnior, dezenas de prefeitos tocantinenses, secretários de Estado, o primeiro suplente do senador, o empresário Ataídes Oliveira, além de outros amigos e familiares.

Mesa Diretora

A Mesa é composta pelo presidente, por dois vice-presidentes e quatro secretários. As atribuições da Mesa Diretora do Senado Federal estão previstas na Constituição Federal e no Regimento Interno do Senado. Cabe a Mesa a convocação extraordinária do Congresso Nacional em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do presidente e do vice-presidente da República, entre outras. É de responsabilidade da Mesa Diretora definir a Ordem do Dia das sessões deliberativas e o completo funcionamento do Senado Federal.

2ª Secretaria

Entre as atribuições como 2º Secretário do Senado, está a de substituir o presidente do Senado Federal em sua ausências na condução dos trabalhos do Plenário, João Ribeiro terá a competência de coordenar os trabalhos e lavrar as atas das sessões secretas do Senado. Como membro da mesa, o senador João Ribeiro terá ainda condições de ter acesso de forma antecipada aos projetos do executivo que são enviados ao parlamento, bem como decidir com os outros dirigentes da casa o rito da tramitação, seguindo os parâmetros do Regimento Interno da Casa.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro