Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Ministério Público Estadual ajuizou nesta terça-feira, 01, Ações Civis Públicas contra a Oi Brasil Telecom S.A, prestadora de serviço móvel pessoal, e a Celtins, Companhia de Energia Elétrica do Estado, a fim de regularizar o fornecimento desses serviços no município de Itacajá, cidade localizada a 295 km da capital.

Dentre os principais problemas enumerados na Ação destacam-se constantes quedas de energia, interrupção de fornecimento de energia elétrica não programado, além de interferências na transmissão de sinais de telefonia móvel, queda de sinais e ruídos nas ligações.

De acordo com o promotor de justiça, há alguns anos tem-se verificado freqüentes interrupções no fornecimento de energia elétrica na cidade de Itacajá, razão pela qual foi instaurado procedimento administrativo, em fevereiro de 2010, a fim de verificar as irregularidades na prestação dos serviço, mas não houve providências por parte da Concessionária para regularizar o serviço.

Da mesma forma, a má prestação dos serviços de telefonia móvel pessoal afronta os direitos básicos do consumidor, além de gerar sérios prejuízos aos seus usuários e aos diversos setores da economia local.

No entendimento do promotor de justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, autor das Ações, o fornecimento de telefonia e energia elétrica constitui serviço público essencial ao cidadão, indispensável para a realização de atividades domésticas, empresariais ou de prestações de serviços à comunidade.

O promotor cita ainda a Lei nº 8.987/95, art. 6º, segundo a qual “toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários”, destacando-se os critérios de regularidade, continuidade, eficiência e segurança.

Nesse sentido, o promotor de justiça requereu liminarmente a regularização dos serviços no prazo máximo de 90 dias, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10.000,00.

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO