Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Prefeita Arlete Pereira (PR) de Pequizeiro Prefeita Arlete Pereira (PR) de Pequizeiro
  • Prefeito Jonas Carrilho (PP)
  • Prefeito professor Ermilson Pereira (PT),

A pesquisa feita pelo Instituto Ipepe, de Palmas, realizada entre os dias 6 e 7 de janeiro, na região Noroeste do Estado, aponta que Arlete Pereira (PR), Jonas Carrilho (PP) e Ermilson Pereira (PT), respectivamente prefeitos de Pequizeiro, Itaporã e Colmeia, começam o terceiro ano de seus mandatos bem avaliados pela população de seus municípios.

O Instituto utilizou a técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado via campo, a uma amostra representativa do público pesquisado, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou menos de 4%.

Em Pequizeiro foram feitas 180 entrevistas pessoais, distribuídas no Plano Diretor do município, Vila Juari (rural) e assentamentos próximos. Dos 180 entrevistados, maiores de 16 anos, modalidade estimulada, a prefeita Arlete alcançou aprovação de 70,19%, soma de ótimo, bom e regular positivo. O percentual dos que avaliam sua administração como regular é de 8,27%. E 19,86% consideram o governo ruim, péssimo e regular negativo.

A pesquisa avaliou também o desempenho por secretaria e por serviço público prestado, permitindo a cada entrevistado opinar entre os conceitos ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Das sete pastas avaliadas de pequizeiro, cinco têm avaliação acima de 50% (Saúde, Educação, Administração e Ação Social, Finanças e Limpeza Pública). Por outro lado, as notas de reprovação dadas a cada pasta de governo são relativamente baixas.

O que o povo considera necessário para ser realizado nesses dois últimos anos de gestão foi também perguntado aos entrevistados em menção espontânea. Resultado: construção de moradias (18,89%), contratação de médicos (11,67%) e melhorar o atendimento na saúde (6,11%) foram as obras mais indicadas pelos pesquisados.

“Para nós é um resultado bastante positivo que aponta que estamos no caminho certo. Buscaremos cada vez mais nos aperfeiçoar para que possamos atender as necessidades da população, fazendo o que estiver ao nosso alcance”, disse a prefeita Arlete sobre a pesquisa.

O diretor do Ipepe, jornalista Goianyr Barbosa, lembrou que noutras avaliações realizadas há um ano, nos mencionados municípios, a população já se manifestava favoravelmente à maneira de governar dos atuais prefeitos.

Itaporã

Ao completar dois anos de governo, período em que várias mudanças de gestão e projetos foram implementados, a administração do prefeito Jonas Carrilho (PP) também foi muito bem avaliada pelos moradores, aponta a sondagem.

Na modalidade estimulada, quando perguntado como o cidadão avalia a administração do prefeito Jonas, somados os números de ótimo, bom e regular positivo, chegam a 80% de aprovação, ante 11,67% que avaliam negativamente a gestão do prefeito. A nota só regular é de 7,5%. Apenas 0,83% não respondeu à pesquisa que ouviu 120 moradores residentes na cidade.

O bom desempenho do prefeito Jonas também se estende para todas as sete secretarias. Conforme o estudo, todas as pastas têm aprovação a partir de 60% e em nenhuma delas o índice de reprovação alcança 10%, o que demonstra que o Chefe do Executivo está no caminho certo. “Chegar a 80% de aprovação é motivo de muita satisfação e ao mesmo tempo aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, visto que a população demonstra confiança e aprova nosso método de trabalho”, avaliou o prefeito.

Colmeia

No cargo há pouco mais de dois anos, a gestão do professor Ermilson Pereira (PT) é aprovada por 65,90% da população colmeiense. A taxa de regular é de 14%. E 13,93% classificam a gestão como ruim, péssima e regular negativa. Já 6,25% não souberam ou não quiseram responder.

As pastas que compõem a estrutura administrativa, na média, alcançaram índices de aprovação favoráveis. “Apesar das condições que recebemos a prefeitura, temos procurado administrar com planejamento e transparência, para garantir uma melhor qualidade de vida para os cidadãos e não iremos ceder um milímetro sequer de nossas propostas e metas”, esclareceu o prefeito.

O prefeito está apostando que nesses dois últimos anos muitas obras e projetos serão edificados em áreas vitais do município, as quais vão transformar o panorama de Colmeia. O Ipepe ouviu 250 moradores, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4%.