Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Suest/TO) reuniu na última sexta - feira (04), com prefeitos e representantes de 12 municípios tocantinenses que foram contemplados com ações de saneamento básico do PAC/2007- 2009, com objetivo de orientar e corrigir algumas pendências dos projetos apresentados pelos municípios à instituição, a fim de agilizar aprovação dos mesmos.

Na oportunidade o Superintendente Estadual, José Inácio da Silva Filho, lembrou aos gestores presentes, das recomendações feitas pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha em sua visita ao Estado, entre elas a celeridade da aprovação dos projetos do PAC para execução das obras de saneamento, inclusive para contribuir com o controle da Dengue.

Lembrou que a Funasa desde o lançamento do PAC no Estado, tem mobilizado os gestores municipais, com apoio no intuito de sanar as pendências, través de reuniões técnica com os profissionais de engenharia, a fim de que os benefícios cheguem o mais rápido possível nas comunidades.

No Tocantins, 52 municípios foram contemplados com recursos oriundo do PAC, num total de 91 projetos enquadrados e cerca de 14.671 famílias estão sendo favorecidas com ações de saneamento básico na área de: Sistema de Abastecimento de Água, Melhoria Sanitárias Domiciliares, Esgotamento Sanitário, Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas e Água na Escola.

Atualmente a execução das obras do PAC no Estado já atinge um percentual de 45%, que corresponde a 95,52% dos projetos aprovados entre 2007 a 2008. Assim a Funasa está envidando esforço junto aos municípios para que nesse ano de 2011, as metas programadas cheguem a 100% de aprovação, bem com de execução.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Funasa