Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal Angelo Agnolin (PDT) disse nesta segunda-feira, 07, durante o seu primeiro discurso na Câmara Federal, que vai atuar na defesa de propostas que beneficiem os cidadãos tocantinenses, com especial atenção para geração de emprego e renda e para a criação de alternativas de crescimento econômico para o Estado.

Agnolin iniciou seu discurso agradecendo a votação obtida, aos seus familiares. "Principalmente aos líderes que me apoiaram e a querida gente tocantinense que acreditou em mim, que com 6,53% dos votos válidos me colocou em 4º lugar dentre os mais votados da história do Tocantins” disse.

Em seguida, Agnolin elogiou o discurso da presidente Dilma Rousseff, na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, quando assegurou aos cidadãos todas as condições básicas, fundamentais e essenciais, como alimentação, moradia, emprego, educação de qualidade e acesso à saúde e à cultura. “A presidente tem razão quando diz que é vergonhoso que, no Brasil, grande produtor de alimentos, ainda haja pessoas passando fome”, destacou.

Emprego e Renda

O deputado afirmou que pretende apresentar propostas que visem inserir o jovem no mercado de trabalho, ao promover mais cursos profissionalizantes, auxiliando o Tocantins a criar mais oportunidades de emprego; e que também vai lutar para incentivar à psicultura, com destaque à criação de peixes pelo sistema tanque-rede - uma modalidade que poderá fazer uso do grande potencial hídrico do Estado. “Com isso faremos da cadeia produtiva da psicultura um importante vetor econômico, com sustentabilidade ambiental e imensurável alcance social” pontuou.

O deputado reiterou ainda, o compromisso de lutar pelo piso salarial dos agentes de saúde, pela regulamentação da categoria dos moto-taxistas e facilitar o acesso à universidade pública pelos jovens de baixa renda, através de cursos pré-vestibulares gratuitos. Agnolin lembrou também que está empenhado na busca de recursos para a aquisição de máquinas e equipamentos para as fábricas domiciliares de confecção, como forma de incentivar a expansão do Polo de Confecções do Tocantins.

Reforma Política

Agnolin se propôs também a estar ao lado dos que defendem o fatiamento da reforma política, “iniciando pela legislação eleitoral, defendendo o voto distrital misto, e o financiamento público exclusivo, com a combinação do voto majoritário com o voto proporcional” proferiu. Agnolin aproveitou a oportunidade para apresentar pesquisa em que demonstra os gastos dos deputados federais e senadores nas últimas três campanhas.

“O resultado da pesquisa foi assustador. Em 2002, foram declarados oficialmente gastos de mais de 1 bilhão e 36 milhões de reais; e em 2010, mais de 3 bilhões e 670 milhões, um aumento de gastos superiores a 254%. Enquanto isso, os demais indicadores econômicos brasileiros (PIB, IPCA, IGP, IGPM, INPC e outros) ficaram muito aquém desse percentual” argumentou.

Carajás

O deputado defendeu a criação do Estado do Carajás. Segundo argumentou, a criação do Tocantins melhorou a vida dos tocantinenses e dos goianos. Quando Tocantins foi criado, lembrou, havia 13 mil residências com água encanada. Hoje cerca de 366 mil residências têm água tratada, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Ângelo Agnolin