Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) comemora nesta quarta-feira, 09, o 19º aniversário de criação da instituição. A festividade será na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, no Aureny III, onde várias homenagens serão realizadas junto à programação preparada por uma comissão da GMP.

O evento inicia às 18h30, e na programação haverá a apresentação de um documentário contando parte da história e da evolução da Guarda nessas quase duas décadas de existência.

Instituída em 09 de fevereiro de 1993, a Guarda Metropolitana de Palmas começou com 78 homens integrando a corporação. Com o crescimento da capital e do patrimônio público, do qual é de responsabilidade da GMP guardar, o efetivo também evoluiu e hoje são 225 pessoas.

A estrutura da instituição é outra parte com notável desenvolvimento. Com vistas a garantir apoio a diversos segmentos, bem como a segurança e o bem estar da sociedade, a Prefeitura de Palmas possibilitou a criação de áreas estratégicas dentro da Guarda Metropolitana.

Entre elas estão o Serviço Operacional de Apoio à Segurança Pública, Divisão Ambiental - que atua no combate a queimadas e captura de animais vítimas de predadores -, Guardião Escolar, Monitoramento Eletrônico, Corregedoria e Defesa Civil.

Também faz parte do expediente da GMP a atuação em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar.

A Festa

Dentro da programação haverá as homenagens a membros do efetivo da Guarda e a autoridades que se destacaram pelo apoio à instituição, além da apresentação do Grupo Tático e da Banda da GMP.

Fonte: Ascop