Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 08, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) e os aposentados e pensionistas realizaram um protesto na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag). O motivo do protesto foi a demora no pagamento do quinquênio, benefício devido a todos servidores concursados até 1992.

Em 2010 diante de diversas manifestações do Sisemp e dos servidores municipais a Prefeitura de Palmas concedeu o benefício aos servidores que estão na ativa e deixaram de conceder aos aposentados e pensionistas que também tem direito ao benefício, segundo o Sisemp.

O presidente do sindicato Carlos Augusto Oliveira declarou que é um absurdo a demora da administração para conceder este benefício. “Os aposentados e pensionistas têm direito de receber o quinquênio, há quase um ano nós estamos cobrando da administração municipal e até agora o pagamento não foi feito. Os aposentados precisam receber os valores devidos para complementarem a sua renda familiar e a demora da administração está causando diversos transtornos para eles”, afirmou Oliveira.

O presidente mostrou-se cansado de promessas e da morosidade da prefeitura, “o benefício é um direito adquirido dos aposentados e nós não vamos desistir de cobrar por ele até que a administração municipal cumpra o que foi prometido em reunião com os sindicatos e com os servidores”, advertiu o presidente.

Carlos Augusto e os manifestantes foram recebidos pela secretária de Planejamento, Ana Carolina Emmerich, que esclareceu os motivos da demora para conceder o benefício. “Este é um processo burocrático, nós fazemos o orçamento e encaminhamos para a Secretaria de Finanças, acontece que quando o processo chegou na Sec. de Finanças houve uma dúvida sobre quem deveria pagar o benefício, se o Previ Palmas ou a Prefeitura, e o processo acabou voltando”, esclareceu a secretária.

Ana Carolina declarou ainda que está procurando a forma certa de pagar os aposentados. “Nós estamos agilizando o processo e provavelmente até o dia 14 ou 20 de fevereiro o benefício estará sendo pago”, disse.

A aposentada Deusina Paulina Feitosa, declarou que já faz dois anos que a prefeitura promete e até agora nada foi feito de concreto, nenhum benefício foi pago.

O aposentado Gildemar Borges dos Santos, pediu mais agilidade e menos burocracia da administração municipal. “Nós queremos que vocês concluam o mais rápido possível este processo, por que nós precisamos do dinheiro, isso é um direito nosso. Nós vamos aguardar um pouco mais, mas se não nos pagarem nós vamos procurar os nossos direitos”, declarou o aposentado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sisemp