Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os 27 secretários estaduais de Agricultura dos Estados, dentre eles o secretário tocantinense Jaime Café e o sub, Ruiter de Pádua, deram, ontem, em Brasília (DF) apoio ao projeto do novo Código Florestal proposto pelo deputado Aldo Rebelo. A decisão foi tomada em reunião com a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, em Brasília.

Os secretários decidiram na reunião coordenada ontem na Capital da República pela presidente da CNA voltar aos seus Estados e convencer os parlamentares da importância da aprovação do projeto do deputado Aldo Rebelo para o setor agropecuário e para a produção de alimentos no país.

Os secretários decidiram também trabalhar de forma conjunta para que o governo federal agilize a implantação do georreferenciamento nos Estados. O projeto é obrigatório e dele dependem financiamentos ao produtor rural, demarcação de áreas verdes e a própria titulação das terras. Para se ter uma idéia, no Tocantins existem cerca de 250 propriedades dependendo do georreferenciamento. No Mato Grosso elas são 4 mil e assim por diante. Kátia Abreu defendeu uma parceria entre os governos dos Estados e o Incra para a solução do problema.

Audiência

A senadora Kátia Abreu também esteve ontem, terça-feira, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Kátia foi ao ministro interceder por recursos para as ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste (que corta também o Estado). Ela vê como fundamental o prosseguimento das obras, seja para o desenvolvimento do Estado, localizado no centro geodésico do país e, portanto, estratégico, como para o escoamento da produção agropecuária.

Na oportunidade, Kátia Abreu também reivindicou ao ministro Alfredo Nascimento, as obras das eclusas no Tocantins, especialmente de Lajeado e de Estreito, fundamentais para a implantação da hidrovia e diminuir o custo de transporte da produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senadora Kátia Abreu