Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Marcio Vieira

Uma grande operação que envolveu 700 policiais militares do Tocantins e durou 11 dias, desbaratou uma quadrilha de assaltantes no município de Mateiros, região do Jalapão, próximo à fronteira com a Bahia.

Acusados de vários assaltos e outros crimes naquele Estado, os nove integrantes da quadrilha estavam foragidos e eram procurados pela polícia baiana, que avisou à Polícia Militar do Tocantins que o bando havia entrado no Estado. Uma grande operação foi então montada pela PM nas fronteiras com a Bahia para impedir a entrada dos bandidos em território tocantinense e para proteger as maiores cidades do Estado, com barreiras e vigilância dobrada em todas as estradas de acesso a Palmas.

Depois de 11 dias de buscas, a quadrilha então foi encurralada em Mateiros, onde houve troca de tiros, que resultou na morte de três assaltantes, e na prisão de dois, todos ainda não identificados. Dois bandidos ainda estão foragidos. Um policial militar chegou a ser feito refém, mas escapou sem ferimento. Com a quadrilha, foi encontrada grande quantidade de dinheiro e cheques provenientes dos assaltos praticados na Bahia.

Graças à operação efetivada pelos policias militares do Tocantins, eles não chegaram a agir no Estado. Tanto os corpos dos assaltantes mortos quanto os dois presos estão a caminho de Porto Nacional, onde serão entregues à polícia baiana ainda hoje, possivelmente em torno das 22 horas.

Toda a operação foi comandada pelo major PM Cláudio Tomaz. Policiais continuam as buscas na região de Mateiros e em prontidão nas rodovias, com o objetivo de capturar os dois bandidos que ainda estão foragidos.

Implacável

Segundo o tenente coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, comandante do CPC (Comando do Policiamento da Capital), “os policiais militares lutaram de forma implacável para dar uma resposta à população. Assumimos a operação porque a sociedade tocantinense estava sob a ameaça desses bandidos”. Para o comandante do 5º BPM, tenente coronel Abelardo Bezerra Neto, o resultado da operação foi considerado positivo. “Utilizamos todas as equipes disponíveis nas áreas onde ocorreram os eventos. Um diferencial é que os nossos militares conseguiram superar todas as condições adversas na região, sendo muitas vezes recebidos a tiros em determinados cercos. Infelizmente, em defesa da vida dos nossos companheiros, e na luta pela manutenção da ordem, tivemos esse saldo de três mortes. Mesmo assim, o saldo é positivo”, observou.

Delegado da Bahia elogia PM

O delegado de Polícia Civil de Barreiras (BA), André Aragão Lima, em entrevista nesta quarta, na 4ª DP em Porto Nacional, elogiou o trabalho da PM para o desmantelamento da quadrilha. “Temos que parabenizar a segurança pública no Tocantins, a Polícia Militar agiu incansavelmente durante todo o tempo e temos que agradecer oficialmente aos militares do Estado”, disse Lima. Equipes de policiais da Bahia e do Piauí também contribuíram para a operação.

Da redação com informações Secom e Polícia Militar

Atualizada às 9h05 do dia 17/02/2011