Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A União dos Vereadores do Tocantins - UVT elegerá, no próximo dia 28, segunda-feira, às 15 horas no Auditório da Assembleia Legislativa, o novo presidente da entidade. Pela primeira vez na história da associação será eleito um presidente de consenso. Ivaldo Barros de Oliveira (PV), da cidade de Angico (TO), distante de Palmas 512 km, localizada na região denominada de Bico do Papagaio, foi escolhido dentre 1.257 vereadores tocantinenses para encabeçar a chapa única denominada “A Força do Interior”.

Ivaldo Barros foi o escolhido por se tratar de um vereador experiente, com três mandatos de vereador e dois de presidente de câmara. Reúne também qualidades essenciais num presidente como seriedade, simplicidade, credibilidade e honestidade. Além disso, tem um bom relacionamento com todas as correntes partidárias, conhece profundamente a UVT, por estar filiado a ela desde o seu primeiro mandato de vereador.

Propostas do candidato

Mesmo sendo candidato único Ivaldo Barros está fazendo sua campanha alicerçada numa grande gama de propostas. “Precisamos fazer grandes mudanças na entidade. Hoje a UVT é uma entidade deficitária, principalmente a inviabilidade das hospedagens, devido à forma de atendimento, ou seja: gasta muito e atende mal”, disse.

O vereador disse pretende ainda realizar cursos, palestras, seminários ou simpósios. “Alguns setores funcionam bem, como o departamento jurídico, e o atendimento nas Câmaras Municipais, por força de vontade de alguns funcionários comprometidos com a instituição”, disse.

Dentre as propostas de Ivaldo para a UVT estão à recuperação do nome da associação, fortalecimentos da representatividade com a filiação de um grande número de câmaras municipais, prestação de serviços aos vereadores e câmaras filiadas, parcerias com diversos segmentos, melhoria nos serviços de consultoria contábil e consultoria e assessoria jurídica para as câmaras filiadas, fortalecimento do mandato do vereador, qualificação política do vereador para que possa exercer seu mandato com mais segurança e prestar um melhor serviço à sua comunidade, construção da sede própria da entidade, organizar melhor o atendimento ao vereador.

Biografia de Ivaldo Barros

Tocantinense de Miranorte, nascido aos 11 de outubro de 1968, 3º sargento reformado da Polícia Militar do Tocantins, Ivaldo foi para a região do Bico em função do trabalho. Casou-se com Catarina Cardoso de Oliveira, 51, na cidade de Angico, em 1992, com quem tem três filhos: Valéria, 17, Vitória, 15, e Verônica, 14 anos. Entrou para a carreira política em 2000 elegendo vereador pelo antigo PPB (hoje PP), foi reeleito por mais dois mandatos. Nesse mandato Ivaldo também foi eleito presidente da Câmara Municipal de Angico, para o biênio 2007/2008, fazendo um grande trabalho, o que possibilitou sua reeleição para o terceiro mandato de vereador como também para o cargo de presidente do legislativo municipal na legislatura seguinte.

Raimundo Moreira e Siqueira Campos

O vereador se diz um seguidor do presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira (PSDB)“sou discípulo do deputado Raimundo Moreira (PSDB), hoje presidente da Assembleia Legislativa”, conta Ivaldo, revelando também que acompanha o deputado há 20 anos, desde o primeiro mandato.

Ivaldo diz também que tem uma grande afinidade com o governador Siqueira Campos (PSDB). “Sempre trabalhei e votei em Siqueira Campos.”, afirma. O vereador disse que na presidência da UVT pretende estabelecer uma grande parceria com o governo do Estado, para resgatar a associação. Segundo levantamento do candidato à situação da União dos Vereadores do Tocantins é bastante complicada, “mas com as parcerias que pretendemos estabelecer com o Estado, incluindo Assembleia Legislativa, instituições financeiras, empresas e todos os deputados e senadores do Tocantins, acreditamos que podemos resgatar a entidade”, diz.