Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Aldemar Ribeiro Jaime Café durante a abertura do início da colheita do arroz, na fazenda Bom Jesus, município de Lagoa da Confusão Jaime Café durante a abertura do início da colheita do arroz, na fazenda Bom Jesus, município de Lagoa da Confusão

No último final de semana, durante a abertura do início da colheita do arroz, na fazenda Bom Jesus, município de Lagoa da Confusão região sudoeste do Estado, o secretário da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, informou que a região sudeste do Tocantins ganhará um Centro de Pesquisa para produção de arroz.

Em seu discurso, o secretário Jaime Café ressaltou sobre a importância deste Centro de Pesquisa para o desenvolvimento agrícola da região. “Esse centro avançado de pesquisa vai trazer mais oportunidade de melhoria da produção e qualidade do arroz. Essa região é promissora e esse mercado cresce muito”, disse o secretário, acrescentando que a meta do governo do Estado é incentivar ainda mais a produção de grãos.

Segundo o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, o Centro de Pesquisa vai proporcionar mais agilidade para os produtores da região. “Com isso queremos disponibilizar estas variedades para os produtores rurais, para que eles possam produzir com qualidade”, enfatizou.

A expectativa é que o Centro de Pesquisa seja implantado ainda neste primeiro semestre. As pesquisas são voltadas para as variedades de arroz com melhoramento genético, ou seja, com alto padrão de qualidade para o consumo e resistentes às doenças. Inicialmente serão pesquisadas oito variedades de arroz.

A região, que compreende os municípios de Pium, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Dueré, produz arroz numa área de 62 mil hectares. Segundo informações do presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Marcos Moura, 90% do arroz produzido é exportado para os estados da região Norte e Nordeste, principalmente Pará, Maranhão e Piauí.

A implantação do Centro de Pesquisa é fruto de uma parceria entre a Seagro, a Embrapa Arroz e Feijão do Estado de Goiás, a UnitinsAgro e a prefeitura municipal.

Fonte: Secom