Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente da Adapec- Agência de Defesa Agropecuária- Geraldino Ferreira Paz, estará reunido com os representantes dos órgãos executores federais e estaduais de defesa agropecuária, no Fonesa- Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, nesta quinta-feira, 24, a partir das 10h, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília-DF. O objetivo é discutir demandas e buscar diretrizes para a unificação de ações na área animal e vegetal.

Segundo Paz, as trocas de informações descentralizadas dos programas sanitários já existentes possibilitam o aprimoramento das atividades e o direcionamento dos recursos públicos. “Precisamos manter e evoluir ainda mais os status sanitários já adquiridos na agropecuária tocantinense, firmando parcerias para adequarmos as exigências dos mercados consumidores”, ressalta.

Durante o encontro, serão debatidos temas na área animal, como o cadastramento de estabelecimentos do setor avícola e a evolução do status sanitário da febre aftosa. Na área vegetal serão apresentadas propostas de convênios entre o órgão federal e órgãos executores de Defesa Sanitária, além de ações conjuntas com o Mapa-Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonesa

Criado em 1998, o Fórum representa todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária do Brasil. Seu objetivo é definir as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal e promover a permanente articulação entre os órgãos. Com isso, pretende-se desenvolver harmonicamente e integrada às ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Adapec