Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), elaborado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), será novamente apresentado aos estados da Amazônia, dessa vez aos novos secretários estaduais de planejamento. A reunião acontece nesta quinta-feira, 24, às 9h, na sede da instituição, em Belém.

Dos nove estados da região, apenas Maranhão e Rondônia não renovaram suas equipes técnicas. O PRDA é um plano que aponta metas e diretrizes para o desenvolvimento da Amazônia. A versão final foi elaborada a partir de estudos técnicos realizados pela Sudam, secretários de planejamento, audiências públicas nos estados e ministérios como o de meio ambiente, planejamento e Assuntos Estratégicos.

Com a renovação de 80% dos governos estaduais a Sudam quer se aproximar dos novos secretários e ganhar apoio para a aprovação do PRDA, que será submetido à análise na próxima reunião do Conselho Deliberativo (Condel), marcada para março, no Acre. Fazem parte do Condel os nove governadores da Amazônia, ministros de estado, além de representantes dos municípios, e das classes trabalhadora e empresarial.

A Sudam quer o apoio do Condel já na próxima reunião. A instituição tem pressa na aprovação do Plano em nível regional, uma vez que ele ainda terá que ir à votação no Congresso Nacional. “Queremos um Plano coeso, com o apoio de todos para ir ao parlamento com força política”, diz o coordenador-geral de planos de desenvolvimento da Sudam, Adagenor Ribeiro.

O PRDA apresenta 13 diretrizes propostas pelo atual governo brasileiro, as quais enfatizam a erradicação da pobreza e a promoção do emprego e renda na região amazônica.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sudam