Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Desde o início do novo mandato, o governador Siqueira Campos deixou claro: a Educação é uma das frentes prioritárias desta nova gestão. Mantendo esta postura, a partir desta próxima segunda-feira, 28, estarão abertas as matrículas das duas primeiras Escolas de Tempo Integral (ETI) do atual governo, iniciando, assim, o projeto de implantação, em todo o Estado, deste método de ensino bem-sucedido em Palmas, através da atuação do hoje secretário de Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza.

As novas unidades escolares de regime integral do Estado serão as da quadra 607 Norte e do Aureny III. Na região Norte, serão abertas 600 vagas para o Ensino Fundamental, enquanto na Sul, 520 serão, também, para os alunos do 6º ao 9º do Fundamental, e outras 80 para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. No total, serão 1.200 vagas abertas.

Para se matricularem, os candidatos às vagas deverão comparecer à secretaria da unidade escolhida, acompanhados dos pais ou responsáveis, das 8 às 18 horas, portando cópias dos seguintes documentos: cédula de identidade ou Certidão de Nascimento; Cartão de Vacina; Histórico ou Declaração Escolar; comprovante de residência; além de duas fotos 3x4.

Diferencial das ETIs

Toda ETI tem como princípio básico a conciliação entre as atividades intelectuais, culturais e esportivas, que preenchem oito das nove horas e meia de carga horária diária das escolas de regime integral (das 7h30 às 17 horas); a outra hora e meia é ocupada com os intervalos para almoço e lanche.

Em relação à matriz curricular, as ETIs, além do núcleo comum aplicado nas unidades escolares tradicionais de Ensino Fundamental (Língua Portuguesa; Matemática; Língua Inglesa; etc), ainda prestigiam disciplinas práticas como Língua Espanhola, Apoio à Aprendizagem, Informática, Experiência Matemática, Iniciação Musical, Dança, Xadrez, Artes Cênicas e Artes Marciais.

Já no Ensino Médio, além das já citadas, há, por exemplo, o complemento das disciplinas Iniciação à Pesquisa (reforço à Química, Física e Biologia) e Produção Textual (fortalecimento da Língua Portuguesa).

Estrutura física

Ambas as ETIs que terão as matrículas abertas a partir desta segunda, 28, possuem salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, salas de xadrez e de dança, além de quadra poliesportiva e campo de futebol.

Fonte: Ascom Seduc