Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O deputado federal Agnolin (PDT), que faz parte da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, participou nesta sexta-feira, 25, ao lado da ministra da Pesca e Aqüicultura Ideli Salvatti e do governador do Tocantins Siqueira Campos, do lançamento do início das obras da Embrapa Pesca e Aqüicultura na Capital. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia

Ideli Salvatti aproveitou sua presença em Palmas para solicitar ao Governo do Estado maior agilidade em liberar os pedidos de licenciamento ambiental, para a efetiva instalação de criatórios e projetos relacionados à produção de pescado no Tocantins.

Na ocasião, Agnolin se comprometeu com a ministra em trabalhar, juntamente com a Frente parlamentar de Aqüicultura e Pesca, para a rápida tramitação de projetos que podem agilizar a concessão de licenças ambientais para a produção de pescado em cativeiro no Brasil, como o PLC 1/2010. “A aprovação desse projeto vai delegar aos Estados o licenciamento ambiental, o que poderá contribuir para a instalação de parques aquícolas em usinas hidrelétricas, a exemplo do Tocantins”.

O evento teve a presença do presidente da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pedro Antônio Arrais Pereira, do chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins, Carlos Magno, da presidente da comissão nacional de aquicultura da CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, Miyuk Hyashida e do superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura no Tocantins, Jozafá Ribeiro Maciel.

EMBRAPA PESCA

Após o evento, o deputado Agnolin acompanhou a ministra Ideli Salvatti em visita ao local do centro de pesquisa, na região Norte de Palmas. O centro conta com um terreno de 990 mil m², sendo 4500 m² de área construída. A unidade da Embrapa no Tocantins inclui ainda a construção de um campo experimental de sistemas agrícolas em Buritirana, distrito distante 60 quilômetros de Palmas, onde serão desenvolvidas pesquisas na área da agricultura.

PROGRAMA FEIRA DO PEIXE

Neste sábado, 26, o deputado Agnolin também acompanha a ministra Ideli Salvatti durante a entrega de um caminhão do programa Feira do Peixe, para estimular a venda direta de pescado dos produtores aos consumidores, na Feira da 304 Sul, às 8h, quanto ela entregará kit para pescadores, inaugura cozinha comunitária e uma fábrica de gelo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ângelo Agnolin