Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: André Camargo

A bancada parlamentar do Tocantins em Brasília entregou ao ministro Luiz Sergio, das Relações Institucionais da Presidência da Republica uma manifestação de "integral apoio à manutenção do senador João Ribeiro (PR) como coordenador da Bancada Federal do Tocantins no Congresso Nacional, durante o exercício de 2011". A manifestação teve a assinatura dos onze deputados federais e três senadores da Republica. O ministro Luiz Sérgio é o responsável pelo relacionamento da presidente Dilma com o Congresso Nacional e Ministérios.

João Ribeiro, que já foi deputado federal por dois mandatos e está seu segundo como senador, é um dos mais experientes políticos em Brasília. Como parlamentar, participou de quase todas as comissões temáticas da Câmara e do Senado Federal, especialmente a Comissão de Orçamento, na qual foi membro por mais de dez anos, com interrupções. Alem disto, como membro da Mesa Diretora do Congresso Nacional, João Ribeiro participa ativamente das grandes decisões que afetam tanto a Câmara quanto o Senado Federal.

Outra justificativa que fez o nome de João Ribeiro ser escolhido por unanimidade pelos parlamentares do Tocantins foi o bom trânsito que o senador tem no Poder Executivo, especialmente junto ao Ministério dos Transportes (o titular, Alfredo Nascimento, é do PR), na Saúde (com o ministro Alexandre Padilha) e nas Minas e Energia (com o amigo ministro Edson Lobão). Alem de diversos ministros, João Ribeiro goza de respeito de confiança da ministra Dilma Rousseff, desde os tempos em que ela era ministra de Minas e Energia do então presidente Lula.

Para os deputados federais Irajá Abreu e Dorinha Seabra, do DEM, a escolha do senador João Ribeiro se justificativa pela experiência parlamentar, bom trânsito no governo federal e respeito com que o senador trata todos os parlamentares, independente de partido. A deputada de primeiro mandato, Dorinha, em visita de apoio ao senador, deixou o gabinete de João Ribeiro dizendo que conta com o senador para a concretização de diversos projetos com o governo Dilma (PT).

Terceira Vez
Este é a terceira vez que o senador é conduzido para a coordenação dos trabalhos dos parlamentares tocantinenses. João Ribeiro assumiu pela primeira vez em 2005 até o final de 2007, sucedendo o então senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB). De 2008 a 2009, a coordenação ficou então com o ex-senador Leomar Quintanilha (PMDB). Em outubro de 2009, João Ribeiro retornou à coordenação da bancada, sendo agora reconduzido para o cargo.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro