Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

“Vamos reunir, alguns colegas de turma e começar a produzir os vídeos. Esta campanha é uma ótima oportunidade para nós estudantes, mostrarmos nosso potencial e ainda colaborar com o combate à dengue”, disse, Talita Barreira, aluna do CEPMIL – Centro de Ensino Profissionalizante da Polícia Militar.

O lançamento oficial da Campanha: Tocantins Contra a Dengue aconteceu na manhã desta terça-feira, 01, no auditório do Palácio Araguaia. No evento estiveram presentes, secretários de Estado, entre eles, Danilo de Melo, secretário de Educação, prefeitos, exército brasileiro, professores e alunos da rede estadual de ensino. Na oportunidade os estudantes conheceram como irá funcionar o concurso cultural de vídeos, com tema voltado para o combate a dengue, do qual poderão participar.

Quem abriu a cerimônia foi a fanfarra composta por jovens do Clube dos Desbravadores. A campanha de combate à dengue é uma parceria das secretarias de Saúde, Comunicação e Educação do Estado, em colaboração com prefeituras de todo o Tocantins. Além da comunidade em geral, desta vez o público alvo são os estudantes de cada uma das escolas das redes pública e privada de ensino. O objetivo é formar cidadãos mais conscientes e capazes de multiplicar conhecimentos.

“Acredito que esses jovens darão um show de criatividade. Todos nós da educação vamos vestir esta camisa, porque o que está em jogo é a saúde de todos nós”, ressaltou Danilo de Melo.

Podem participar do concurso cultural, estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Os vídeos devem ser produzidos com aparelhos celulares, como formar de integrar novas tecnologias e democratizar o acesso a todos. O tema a ser trabalhado é: Qual a melhor forma de eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypty – transmissor da dengue. O vencedor receberá uma medalha de honra como soldado mirim no combate à doença.

“Desde janeiro os diretores de escolas, professores, e a própria secretária de Educação estão envolvidos conosco nesta campanha. Uma das nossas principais preocupações são as crianças e idosos, hoje os mais vulneráveis à doença”, lembrou o secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Nunes.

Dengue no Tocantins

O Tocantins é um dos 16 Estados do país com alto risco de epidemia da doença, e área de risco segundo o Ministério da Saúde. Até o dia 25 de fevereiro deste ano, já foram notificados no Estado mais de 3 mil casos. Três deles confirmados como do tipo grave e um óbito em investigação.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sesau