Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista concedida antes do início da sessão desta terça-feira, 1, o deputado Stálin Bucar (PR) informou que a bancada de oposição pretende entrar com ação judicial contra as declarações do governador Siqueira Campos (PSDB) durante as comemorações do aniversário de 22 anos da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Na ocasião, o governador, em discurso proferido aos prefeitos presentes no auditório da entidade, teria acusado os deputados estaduais da bancada oposição de serem desonestos e pedirem vantagens ao governo do Estado.

Stálin rebateu as acusações do governador e afirmou que, caso Siqueira saiba de problemas de desonestidade entre os parlamentares oposicionistas, é preciso de provas de quem foi o responsável por pedir dinheiro ao governo. “Quem é que pediu alguma coisa a esse sujeito?” questionou, se referindo ao governador.

Sobre o processo contra o governo, Stálin frisou que a bancada de oposição já entrou em contato com sua assessoria jurídica e está angariando provas para entrar com ação por calúnia, difamação e danos morais. “Nós vamos entrar com a ação contra o governador. Nós temos as fitas gravadas, a internet, temos tudo”, completou.

Conversas com João Ribeiro

Quando questionado se teria sido procurado mais uma vez pelo senador João Ribeiro (PR), presidente de seu partido, para compor a bancada de governo na Casa, Stálin destacou que ainda não recebeu nenhum indicativo do senador, ou de algum representante.

No ato, o deputado informou que tem total respeito pelo senador e que não fechará a janela de diálogo com o presidente de seu partido. “Com o senador não tem problema. Vamos conversar quando ele quiser”, informou.

No entanto, o deputado, mesmo se mostrando receptivo com o senador João Ribeiro, frisou que não abrirá mão de seu posicionamento junto à oposição ao governo. “Minha situação continua a mesma. Eu fico na oposição, assim como eu fui eleito. Deixo o senador livre para tomar qualquer decisão com relação a mim e ao meu partido”, disse.

Ainda sobre o governo do Estado, o deputado do PR informou que considera difícil a situação de Siqueira que, de acordo com ele, não estaria acostumado a ter a maioria dos deputados na oposição ao seu governo. De acordo com ele, “Essa situação está cada vez mais difícil. O governador não está acostumado a conviver com o equilíbrio de forças”, frisou.

Resolução 220

Quando questionado sobre a situação da resolução 220 do Regimento Interno da AL, que trata, entre outras medidas, das responsabilidades da Mesa Diretora na indicação de cargos de diretoria, o deputado informou que a intenção da oposição não é conquistar mais cargos dentro da AL. “Nós queremos é nossa atribuição regimental”, completou.

Sobre as declarações do líder do governo, deputado Freire Júnior (PSDB) ao Portal CT, de que a oposição estaria obstruindo as votações por conta das indicações de cargos na AL, o deputado foi enfático. “É mentira do líder. Ele tem dois pesos e duas medidas. O presidente (da AL, deputado Raimundo Moreira, do PSDB) já, inclusive, indicou os cargos de Diretor Geral, Diretor Financeiro e Chefe de Cerimonial”, concluiu.