Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o slogan “A Bola está com Você”, a Campanha contra a exploração sexual infantil chega, nesta quinta-feira, 03, à Feira da Quadra 1.106 Sul e ao Terminal Rodoviário de Palmas. Nesta ultima quarta-feira, 02, houve grande concentração de pessoas na Avenida Tocantins em Taquaralto, para lançamento e divulgação da Campanha de carnaval para o enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Cerca de 100 pessoas realizaram uma blitz educativa, distribuindo folderes, panfletos e fitas amarelas que levavam a logomarca da campanha,uma forma encontrada para alertar toda a sociedade para a gravidade do problema.

De acordo a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Eliziana Ferreira Guimarães, o Abuso sexual, contra crianças e adolescentes na maioria das vezes é intra-familiar, envolvendo pais, padrastos, tios, primos e avôs. A maior parte desses casos não é reportada, tendo em vista que as crianças têm medo de dizer para as pessoas o que se passou com elas e o silêncio pode provocar dano emocional e psicológico, que pode ser devastador.

A estudante de pedagogia, Vilma Ribeiro, destacou a importância da campanha. “precisamos de mais divulgação e conscientização de campanhas como esta, pois há muitas crianças vítimas da violência que não sabem a quem recorrer, as denuncias anônimas, como o disque 100, servem para encorajá-las”, concluiu.

Eliziana Guimarães, destaca que a intenção que a Campanha foi pensada para além do período de carnaval devendo ter continuidade durante todo o ano. “Acreditamos que a partir dessa ação aumentará o número de denúncias em relação à violência sexual contra criança e adolescente em Palmas. Temos acompanhado os resultados em pesquisas que revelam um aumento significativo de denúncias e comprovam a eficácia da campanha”, afirma.

As denuncias poder ser feitas pelo telefone Disque 100 ou no Conselho Tutelar mais próximo da sua casa, as ligações são gratuitas e anônimas no município.

Fonte: Ascop