Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A eleição da mesa aconteceu na manhã desta quarta-feira, 02, e confirmou o Deputado Federal Lázaro Botelho (PP-TO) como segundo vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados. A comissão, que é composta de 30 membros titulares e 30 suplentes, tem a missão de debater, analisar e votar projetos e temas referentes aos sistemas de transportes (aéreo, marítimo, aquaviário, ferroviário, metroviário e rodoviário – incluindo transporte urbano e trânsito).

Lázaro Botelho, ao assumir a cadeira, falou que vários assuntos de grande relevância para o país serão discutidos nos próximos dias, tendo em vista, principalmente, a copa do mundo e as olimpíadas que estão por vir “neste momento em que estamos vivendo devemos pensar em investimento em infra estrutura de transporte inovador com modernas tecnologias e cujos resultados contribuam para o desenvolvimento do país, visando inclusive, resolver os gargalos existentes e que emperram o desenvolvimento, priorizando a integração entre os sistemas de transportes por meio de conexões intermodais”.

Lazaro Botelho considera fundamental sua participação na comissão para articular os projetos que visam o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Tocantins “o Tocantins tem um grande potencial de transporte aquaviário que precisa ser resolvido e colocado em funcionamento para desafogar as rodovias e baratear o custo do frete. A conclusão da ferrovia norte-sul e da eclusa de lajeado, bem como das demais eclusas ao longo do rio Tocantins, por exemplo, vai permitir a construção de um sistema intermodal que beneficiará toda população e facilitará o escoamento dos bens e produtos do Estado”, disse.

A Comissão elegeu para presidente o Deputado Federal Edson Ezequiel (PMDB-RJ) e para os cargos de 1º e 3º vice-presidentes Washington Reis (PMDB-RJ) e Hugo Leal (PSC-RJ), respectivamente.

Para Lázaro Botelho, 2º vice-presidente da CVT, investir na logística de transporte é uma tarefa de grande relevância do governo Federal “na comissão iremos trabalhar na elaboração de projetos visando a adequação, construção e recuperação da infra-estrutura de transporte do país incluindo das cidades que vão receber os jogos da copa de 2014, visando oferecer um sistema de transporte mais eficiente aos usuários”, concluiu.

A comissão volta a se reunir no dia 16 de março, às 10 horas, para avaliar os projetos em andamento e discutir os novos projetos visando a recuperação e ampliação de nossa infra-estrutura de transporte.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Lázaro Botelho