Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o slogan “Tirou a fantasia, lembrou da camisinha”, a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) organiza ações preventivas contra doenças sexualmente transmissíveis (DST's), como a Aids, em diferentes pontos da Capital, nesta sexta-feira, dia 04.

“Achamos que, quando a Aids é o assunto, a prevenção é o melhor remédio”, ressalta Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas. As ações fazem parte das estratégias de ampliação ao acesso a informação e, conseqüente, redução dos índices de infecção por HIV em Palmas.

Atividades preventivas

No Jardim Aureny I, uma blitz educativa, a partir das 08h30, fará a entrega de materiais educativos e insumos de prevenção, além de orientações a motoristas e pedestres quanto aos riscos de relações sexuais sem proteção. Atendimentos rápidos de aferição de pressão arterial, teste glicêmico e palestras sobre prevenção às DST's também serão oferecidos àqueles que comparecerem à Unidade Saúde da Família do Jardim Aureny I no mesmo horário. O grupo de Hip Hop “Novo Estilo” fará apresentações musicais tematizadas no local.

“Como a campanha de prevenção a Aids deste ano tem como foco principal a mulher, convidamos uma sexóloga do Grupo de Apoio a Mulher (GAM) para abordar o tema Violência Contra a Mulher”, explica Jane Guimarães Mantovani, enfermeira da Semus. Jane explica ainda que após as palestras, haverá um quiz com premiações para os participantes.

Às 17 horas, profissionais de saúde, acompanhados por marchinhas carnavalescas, movimentarão o setor comercial do Jardim Aureny III abordando lojistas e consumidores com orientações preventivas, distribuição de materiais educativos e preservativos femininos e masculinos .

A partir das 20h, a distribuição de insumos de prevenção atenderá os foliões do Carnaval de Rua, organizado na Avenida Teotônio Segurado. Uma equipe de profissionais de saúde também fará orientações de prevenção às DST's e atividades educativas em bares, boates, casas noturnas, postos de combustíveis e locais de difícil acesso.

Jovens foliãs

“Por causa do aumento gradativo de infecções por HIV em mulheres, especialmente jovens, as mulheres este ano são o alvo da campanha de prevenção das DST/Aids no Carnaval brasileiro de 2011” - informa Mônica Bandeira, responsável pela Área Técnida de DST/Aids da Semus. Dados recentes revelam que entre os adolescentes palmenses, até 19 anos, há apenas casos de AIDS em adolescentes do sexo feminino e nenhum caso do sexo masculino.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Semus