Esporte

Com 21 anos de competição, os Jogos Estaduais do Tocantins (Jets) já estão consolidados e fazem parte do calendário escolar. Este ano, a expectativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é que mais 120 mil estudantes participem dos jogos. O ponta-pé de todo esse trabalho será dado nesta segunda-feira, 14, no lançamento do evento, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8 horas.

A solenidade contará com a presença do governador Siqueira Campos, do secretário de Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, além dos parceiros do projeto como o secretário de Esportes, Olintho Garcia Neto, a diretora da Organização Jaime Câmara, Fátima Roriz e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, como a atleta olímpica Paula Hernandez.

Os jogos tem a missão de resgatar a importância das competições estudantis, promovendo a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável. Além de criar um espaço fundamental para a descoberta de novos talentos.

“É uma boa oportunidade para os estudantes, de integração dos alunos e superação não só dos limites físicos, mas das barreiras psicológicas, o que traz como consequência um aluno com uma auto-imagem mais positiva de si mesmo, sendo capaz de realizar novas leituras do seu cotidiano e com mais entusiasmo de vida”, explicou a diretora de Atividades Curriculares e Transversalidade, responsável pelos Jets, Marília Mascarenhas.

Novidades

Em sua 21ª edição, os jogos trazem uma novidade, diferente dos anos anteriores, desta vez, a competição será dividida em duas fases: a primeira englobará todos os estudantes de 12 a 14 anos, já a segunda que acontecerá no segundo semestre, trará competições para atletas de 15 a 17 anos.

Alunos de toda a rede pública e privada podem participar em diversas modalidades como atletismo, handebol, basquetebol, futsal, voleibol, tênis de mesa, xadrez.

Em 2010 foram quatro meses de competição, divididas em etapas regionais. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Ensino do Tocantins foi sede da disputa que reuniu mais de 108 mil estudantes.

Os alunos atletas vencedores da Etapa Estadual dos Jets participam das Olimpíadas Escolares, que também foram divididas em duas etapas. Os jovens de 12 a 14 anos competem em João Pessoa, na Paraíba, de 9 a 18 de setembro. A segunda fase, para os jovens de 15 a 17 anos será em Joinville, Santa Catarina, de 02 a 11 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc