Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois de questionamentos do conselho de ética da legenda em razão do apoio ao governador Siqueira Campos (PSDB) na eleição do ano passado cerca de 140 membros da juventude do PPS podem se desfiliar do partido presidido pelo deputado estadual Eduardo do Dertins.

Segundo relatou um dos membros que saiu da legenda, Stephson Kim, a instância nacional da juventude deu aval para o apoio a Siqueira.“Este processo me causou grande surpresa assim como constrangimento, não posso permanecer numa casa que insiste em desabar sobre mim e minha família”, afirmou o membro da legenda.

“Solicitei minha desfiliação, assim como todos os amigos do diretório de juventude de Palmas de dos treze municípios onde montamos comissões provisórias, são mais de 140 pedidos de desfiliação, são mais de R$ 1.680,00 reais em anuidades partidárias, porém mais que dinheiro são mais de 140 eleitores jovens que tiveram suas opiniões ridicularizadas no PPS”, completa Stephson Kim em carta encaminhada à imprensa.

Bate-rebate

O membro da comissão estadual, tesoureiro geral e ainda do Conselho fiscal nacional, Abrãao Lima negou que Stephson fosse filiado à legenda.“O Stephson nunca foi filiado ao PPS, a filiação dele foi rejeitada pelo Roberto Freire. Houve uma tentativa mas foi cancelada a filiação”, disse.

Lima salienta ainda que todos os jovens ligados ao ex-membro também não era filiados à legenda."Eles só estão querendo aparecer, não eram filiados", completou.

Questionado sobre a informação de Abrãao, o ex-membro do partido disse que a declaração é em razão de impasses internos na legenda.A juventude da legenda, segundo o ex-membro, era perseguida por Abrãao.

Só em Palmas serão 46 desfiliações, conforme cogita o ex-membro. O grupo que deixou a legenda vai discutir em conjunto a filiação em uma nova legenda.

Veja a íntegra da carta encaminhada:

Caros Amigos,

Venho informar-lhes que no ultimo dia 04, apresentei meu pedido de desfiliação do Partido Popular Socialista PPS/TO.

Recentemente fui surpreendido quando recebi um documento do conselho de ética do partido, questionando meu apoio ao então candidato ao governo do estado Siqueira Campos, documento este que (a meu ver) queria provocar minha expulsão da sigla.

Quando decidi apoiar a candidatura do Governador Siqueira Campos, consultei os companheiros do diretório de juventude de Palmas o qual eu representava, assim como mais 13 comissões provisórias de juventude criadas por mim no ano de 2009/2010 na região norte do estado. E recebi não só o aval destes companheiros como também da Executiva Nacional de Juventude, que em carta nos informou não encontrar problemas em verticalizarmos o apoio nacional do partido naquele momento.

Vejo que o processo no conselho de ética do PPS é simplesmente um documento para tentar usar a mim e a minha equipe como “Boi de Piranha”, já que estão questionando outra pessoa que tentou ser candidato (deputado estadual) e fora barrado com base na lei da ficha limpa, inclusive nós da JPS de Palmas informamos via oficio a situação do pretendente ao cargo para o TRE. Este ex-candidato por sua vez apoio uma candidatura do PT para a Assembléia Legislativa, e não uma do partido, ele deve ser julgado no conselho de ética por infidelidade, e não nós da JPS, nós verticalizamos uma apoio nacional, ele atropelou todas as instancias do partido.

Desta forma este processo me causou grande surpresa assim como constrangimento, não posso permanecer numa casa que insiste em desabar sobre mim e minha família. Se tentaram me expulsar do partido por que apoiei Siqueira Campos, digo a todos eles que faria isto novamente se fosse preciso, pois nós da JPS entramos para a história como guerreiros que ajudaram a salvar o Estado do Tocantins, não negociamos cargos para isso, não nos vendemos, não recebemos nenhum centavo para isso, apenas cumprimos nosso dever com retidão e a perfeita honradez que nos foi repassada por nossos progenitores.

Solicitei minha desfiliação, assim como todos os amigos do diretório de juventude de Palmas de dos treze municípios onde montamos comissões provisórias, são mais de 140 pedidos de desfiliação, são mais de R$ 1.680,00 reais em anuidades partidárias, porém mais que dinheiro são mais de 140 eleitores JOVENS que tiveram suas opiniões ridicularizadas no PPS.

Saímos todos de cabeça erguida, e com a certeza do dever cumprido. Não guardamos rancor de ninguém do partido, mas aconselhamos a seus dirigentes separar o joio do trigo, antes que toda a sigla esteja em estado de putrefação.

Stephson Kim