Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Liberação de convênios e solicitações de atendimento nas áreas de infraestrutura, educação e saúde dos municípios. Foram estas as principais reivindicações e demandas apresentadas por onze prefeitos petistas durante reunião realizada na noite desta segunda-feira, 14, com o secretário de Planejamento e Modernização, Eduardo Siqueira Campos, em Palmas.

A reunião faz parte de uma agenda institucional solicitada pelos deputados petistas Amália Santana e José Roberto Forzani e foi o primeiro encontro dos prefeitos petistas com representantes do governo do Estado. “Até então os nossos prefeitos não tinham apoio do Legislativo quando vinham tratar com o governo e nossa expectativa é que estas reivindicações sejam atendidas”, destacou a deputada estadual Amália Santana.

“Essa reunião faz parte de uma agenda institucional que temos com o Governo. Toda semana nos reunimos para trazer as demandas dos movimentos sociais, sindicais, trabalhadores rurais e o Governo tem se posicionado naquilo que temos apresentado”, observou o deputado estadual José Roberto Forzani, líder da bancada petista na Assembleia.

O secretário da Seplan, Eduardo Siqueira Campos, não pode ficar até o final da reunião por motivos pessoais, mas ressaltou a importância do encontro. “Nesse início de governo tenho tido uma experiência muito rica com o PT que é manter essa agenda institucional baseada em ações práticas”, ressaltou.

Os demais secretários presentes deram continuidade à reunião. Uma pauta comum entre os prefeitos apontando problemas no repasse de convênios firmados com o Governo do Estado e emendas parlamentares não liberadas. “Temos demandas antigas de convênios firmados desde 2006 que até hoje não foram cumpridos, nossa população precisa muito da concretização desses convênios”, disse o prefeito de Palmeiras do Tocantins, José Ademar.

Os prefeitos também solicitaram atendimento na área de infraestrutura para a recuperação de estradas vicinais, pavimentação, construção de escolas, quadras, reformas de prédios públicos, entre outros. “Nossa prioridade é a recuperação de estradas vicinais que ficaram acabadas no período chuvoso”, enfatizou o prefeito de Dianópolis, José Salomão.

O secretário estadual de Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, afirmou que algumas providências já poderão ser tomadas de imediato. No entanto, disse que a Secretaria passa por uma auditoria, “por orientação da Procuradoria estamos fazendo uma avaliação processual em todos os convênios que foram firmados e existem várias situações”. Alexandre Ubaldo ainda informou que posteriormente serão feitas vistorias do que foi realizado e enfatizou “nossa prioridade no momento são as ações do PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável”.

Participaram da reunião os prefeitos petistas de Aliança do Tocantins, Axixá, Colinas, Colméia, Couto Magalhães, Dianópolis, Fátima, Guaraí, Palmeiras, São Sebastião e Rio da Conceição. O secretário de Assuntos Legislativos, Homero Barreto, o secretário Executivo da Seduc, Roger Tolentino, o subsecretário de Assentamentos, Rodolfo Botelho, o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira e demais membros da Executiva Estadual do partido também participaram da reunião.

Zé Roberto avisou que no próximo dia 28 haverá uma outra reunião dos prefeitos petistas com o secretário da Seplan. “Como temos muitas demandas vamos elencar as prioridades dos municípios em ações de curto, médio e longo prazo”, frisou o deputado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ José Roberto