Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins vai participar no próximo dia 28, em Manaus (AM), do mais importante foro nacional bilateral envolvendo o Brasil e um país europeu, a Noruega, relativo a aporte de recursos financeiros no setor da aqüicultura e pesca. A nação escandinava dispõe de 1 bilhão de dólares para serem investidos no Fundo Amazônico, área da Amazônia Legal, da qual o Estado tocantinense é um dos integrantes.

O convite para que o Estado se faça presente à reunião na capital do Amazonas foi feito quando da recente vinda da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, ao Tocantins para, dentre outros pontos de sua agenda de trabalho, fazer o lançamento da pedra fundamental para construção da Estação Experimental Norte da Embrapa Pesca, em Palmas.

A subsecretária da Aquicultura e Pesca do Estado, Miyuki Hyashida, que comanda no atual governo a recém-criada pasta, ligada à Secretaria da Agricultura, propõe no âmbito do Executivo estadual a elaboração de uma agenda positiva para ser levada ao encontro. De Ribeirão Preto (SP), onde se encontra ao lado do esposo internado para tratamento de saúde, ela se diz entusiasmada com a chance de o país e o Tocantins firmarem parceria de tão alto nível para investimento em uma área ascendente, como a pesca.

Temos todas as situações favoráveis, água, clima, sol; temos a maior diversidade de espécies nativas : são 3 mil (espécies), mercado, e pode ter certeza que vamos obter logo os selos amazônico ambiental e social, já que contamos com 7 comunidades indígenas, quilombolas (no Estado), lagos, rios, a maior ilha fluvial do mundo (do Bananal) e todo um contingente favorável”, destaca a subsecretária, prefeita em duas gestões de Brejinho de Nazaré, produtora no ramo aquo-pesqueiro e incentivadora da atividade.

Myuki garante que o Estado representa na política agro-pesqueira que começa a ser impulsionada nos governos Dilma Rousseff e Siqueira Campos "o coração de tudo". “O Tocantins é a bola da vez, graças a Deus”, atesta a subsecretária.

Fonte: Secom