Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues

Empresários da Syngenta, empresa multinacional especializada em produção de alimentos, cultivo e pesquisa, e da Fiagril, fornecedora de produtos e serviços que incluem financiamentos a agricultores e extensão rural, foram recebidos em audiência pelo governador Siqueira Campos na tarde desta quinta-feira, 17, no Palácio Araguaia. A Syngenta, com atuação em 96 países, visita o Tocantins a convite da Fiagril que já tem investimentos no Estado com lojas em Gurupi e outra que será inaugurada em Porto Nacional.

Com sede em Lucas do Rio Verde (MT) e há 19 anos no mercado, a Fiagril tem na sua área de atuação os municípios de Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Vera, Cláudia, Itanhangá, Nova Mutum, Tapurah, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato, todos na região Médio-Norte de Mato Grosso. A empresa é uma fornecedora de produtos e serviços para o setor agrícola.

Estiveram na audiência Sidnei Manso, diretor comercial da Fiagril; Rony Clayton Melchior, diretor regional e Diego Cavalcante Fernandes Pereira, engenheiro agrônomo da Tecfruti, parceira da Fiagril. Da Syngenta participaram o Gerente Regional de Negócios, Nelson Pacheco, o representante da multinacional no Tocantins, Alexsandro de Farias, o Gerente de Recursos Humanos, Onydes de Castro e Souza Neto e a Gerente de Distribuição Norte, Cíntia Leitão de Souza.

O secretário Jaime Café, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Luiz e Fernando Garcia, coordenador da área de Tecnologia e Pesquisa da Secretaria acompanharam a audiência com o governador.

Syngenta

A empresa trabalha com pesquisa e venda de soluções em sementes e defensivos químicos para usos agrícolas e tem como objetivo aumentar a produção de alimentos para o mundo.

Sua matriz está localizada na Suiça e suas filiais estão espalhadas por 96 países, contando com mais de 24000 funcionários. No Brasil sua atuação está focada em soluções de proteção de cultivos com defensivos e sementes. O que possibilita aumentar o volume de produtos agrícolas produzidos em uma área menor.

Pioneira em vários setores, em 1996 a empresa foi a primeira a produzir milho geneticamente modificado resistente a insetos. Sua matriz brasileira se encontra na cidade de São Paulo, e é considerada uma referência no modo como atua no mercado agrícola.

Fonte: Secom