Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Governo do Estado promove a 2ª Semana da Água no Tocantins, que contará com diversas ações entre os dias 21 e 29 de março. O evento é organizado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos, pela Agência Tocantinense de Saneamento e pela Saneatins, e conta com a parceria de diversos órgãos estaduais, universidades e entidades do terceiro setor.

Com o tema “Preservar a água é proteger a vida”, a Semana foi organizada em várias “frentes” de atuação, com intuito de atingir a população nas ruas, nas escolas e universidades. “Nosso objetivo é sensibilizar o maior número possível de pessoas a respeito do uso racional da água”, declarou Divaldo Rezende, secretário do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos.

A programação será iniciada no dia 21, com uma intervenção nas ruas da cidade. Trata-se das blitz educativas, com distribuição de sementes de espécies nativas da flora regional juntamente com a programação do evento.

A abertura oficial acontecerá no Auditório da Unitins, na manhã do dia 22, com a presença de autoridades e representantes das entidades apoiadoras da Semana. Na ocasião será assinado o Decreto de criação dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Formoso e do Manuel Alves. Na sequência haverá um Seminário com o mesmo tema da Semana, que contará com cinco palestras.

Ainda pela manhã, o consultor da ong internacional The Nature Conservancy - TNC, Albano Araújo, ministrará a primeira palestra do Seminário, sobre pagamento por serviços ambientais. Na primeira parte da tarde haverá uma explanação sobre a influência dos fenômenos El Niño e La Niña nos eventos hidrológicos do Estado, realizada pelo professor doutor da Unitins, José Luiz Cabral. Em seguida, Antonio Rodrigues, engenheiro da Saneatins, falará sobre os efeitos da degradação ambiental da Bacia do Ribeirão Taquaruçu. Na segunda parte da tarde, mais duas palestras: uma sobre água e saúde, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Saúde, Claudio Flatin; e outra sobre as vantagens da automação no processo de concessão de outorga de água, ministrada pelo professor doutor Felipe Marques, da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Os dias 23 e 24, das 8:30 às 17:30, serão dedicados aos alunos de escolas municipais e estaduais, que farão visitas programadas ao Barco Nego D´água, e receberão informações educativas sobre o meio ambiente e a preservação de rios, lagos e cachoeiras. Esta ação é uma ação conjunta da Gaia, responsável pela gestão do Barco Nego D´água, Seduc e Semed.

Na manhã dia 25, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, instalarão uma Plataforma de Coleta de Dados Meteorológicos. Já no dia 26, a Secretaria, em parceria com a Seduc, fará o plantio de mudas nativas na Área de Preservação Permanente do Córrego Sussuapara, próximo ao Colégio Militar. À noite, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos promoverá a “Hora do Planeta”, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Durante todo o dia de 28 de março haverá a elaboração do relatório final das atividades desenvolvidas na 2ª Semana da Água. E o encerramento acontecerá no dia 29, às 9h, com um momento institucional na Estação de Tratamento de Água 006, próximo ao Campus II da Universidade Católica do Tocantins.

Atividades paralelas

Além do Seminário e das atividades programadas em Palmas, a 2ª Semana da Água já está promovendo mais duas atividades paralelas em diversos municípios do Estado. Uma é a “Caravana da Água”, um circuito cultural e educativo que passa pelas cidades de Alvorada, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Miracema, Natividade, Dianópolis e Taguatinga, com o Caminhão do SESC e o grupo de teatro da Saneatins.

A outra ação consiste na promoção de atividades transversais e multidisciplinares, em forma de palestras, seminários e eventos educativos, que acontecem em escolas, comunidades rurais, associações de produtores, assentamentos e cooperativas, sob a coordenação respectiva das Diretorias Regionais de Ensino e das unidades regionais da Naturatins e Ruraltins. Tanto a “Caravana das Águas” como as atividades multidisciplinares tiveram início no último dia 14 e se estenderão até o dia 26 de março.

Semana da Água

A Semana da Água no Tocantins surgiu em virtude das comemorações do Dia Mundial da Água, fixada na data de 22 de março, instituído em 1992, pela Organização das Nações Unidas - ONU. O objetivo da ONU é propor aos governos a promoção de um dia dedicado à reflexão sobre a utilização da água e como fazer o enfrentamento dos problemas que surgem diante do desperdício e do uso irregular dos recursos hídricos.

O Governo do Tocantins, ciente da imensa importância estratégica do Estado e considerando o volume de água doce disponível, resolveu ampliar as comemorações do dia 22 de março, envolvendo vários setores da sociedade e articulando uma série de ações para ampliar o debate junto à população. “Este foi o jeito que encontramos para aproximar as pessoas desse tema [água] que é tão fundamental em nossas vidas”, apontou Divaldo Rezende.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sec. Desenv. Sustentável