Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O poder Judiciário do Tocantins, com o intuito de tornar ainda mais célere e eficaz a prestação jurisdicional, promove em âmbito nacional diversos mutirões de conciliação tanto nas Varas Cíveis, quanto nas Varas de Família.

Desde terça-feira (15/03), a Central de Conciliações da Comarca de Palmas iniciou uma extensa agenda de mutirões que perdurará até junho deste ano, compreendendo todas as Varas Cíveis e de Família da Capital. A primeira força-tarefa abrangeu a 2ª Vara de Família, resultando em 12 acordos de um total de 18 audiências realizadas no dia 15. Nesta quarta-feira (16/03), a 1ª Vara Cível realizou 9 audiências de 18 programadas, culminando em 6 acordos, sendo a maioria referente à indenização por danos materiais ou morais contra empresas e bancos.

Um dos beneficiados com as conciliações foi o senhor Clailton Rodrigues Lopes, 33 anos, Técnico em Copiadora. Desde 2008 ele havia percebido que seu nome constava registrado nos órgãos de proteção ao crédito por uso indevido de seu CPF por uma empresa de telefonia móvel, que lhe cobrara serviços os quais não haviam sido contratados.

Ele ajuizou por meio de sua advogada, em janeiro de 2009, uma ação contra a referida empresa. A ação estava em trâmite para julgamento, o que poderia demorar alguns anos para seu desfecho. No entanto, o técnico requereu, em fevereiro de 2011, que fosse realizada uma conciliação entre as partes, o que ocorreu na tarde da quarta-feira. “Fiquei muito satisfeito com a resolução do problema. Foi a primeira vez que acionei a Justiça para garantir meus direitos. No entanto, com a conciliação, em menos de 30 dias consegui acordar com a empresa e assim retirar meu nome do hall de inadimplentes e assegurar uma indenização por danos morais. Foi uma conquista inesperada”, garantiu o consumidor.

Para o representante da empresa de telefonia móvel, com a conciliação “além de poder reparar o erro de forma rápida, conseguiu-se garantir um potencial cliente para a empresa”, afirmou Robson Moura Fiqueiredo, 22 anos, preposto da concessionária de telefonia.

O Juiz de Direito Nelson Coelho Filho, coordenador da Central de Conciliações da Comarca de Palmas acredita que com os acordos “as demandas chegam ao fim com efetividade, reduzindo-se, em muito, o tempo de duração do processo. Ademais, com a conciliação, não há vencido nem vencedor, contribuindo-se com a pacificação social”, afirmou.

Somente em fevereiro de 2011, ainda sem o mutirão, a Central de Conciliações designou 115 audiências, realizando 86 delas, chegando a 31 acordos, o que mostra a importância das ações de conciliação.

Agendamento via WEB

As pessoas que possuírem processo tramitando na Comarca de Palmas (Varas Cíveis, Famílias e Juizados Especiais) podem agendar uma audiência de conciliação acessando o site http://www.tjto.jus.br/conciliacao e clicando no link “Quer conciliar?”. Após preencher corretamente o formulário disponível, os interessados devem aguardar o contato da Central de Conciliação que designará as audiências. O contato será feito por meio de email ou telefones disponibilizados, pelos interessados, no preenchimento do formulário.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TJ